Banca de DEFESA: ZILDA TIZZIANA SANTOS ARAÚJO

DISCENTE: ZILDA TIZZIANA SANTOS ARAÚJO
DATA: 22/02/2019
LOCAL: SALA DE DEFESA/PPGED
TÍTULO: APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: UM ESTUDO COM PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Professor Iniciante. Aprendizagem da Docência. Educação a Distância
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A formação inicial de professores e os primeiros anos da carreira são essenciais à constituição da base de conhecimentos da docência e produzem intensas aprendizagens da profissão. Estudos desenvolvidos pelo  Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP/UFPI), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFPI) constatam que a aprendizagem da docência é inerente ao processo de formação permanente na vida do professor. E é deste contexto que surge este trabalho, delimitado pelo problema de pesquisa:“como a aprendizagem da docência é construída pelos professores iniciantes egressos do curso de Pedagogia da UFPI, na modalidade a distância? A ideia, de modo geral, é compreender como a aprendizagem da docência é construída pelos professores iniciantes egressos do curso de Pedagogia da UFPI, na modalidade a distância. Especificamente objetiva identificar o significado da docência para os professores iniciantes egressos do Curso de Pedagogia da UFPI, na modalidade a distância; caracterizar as aprendizagens da docência construídas pelos professores, iniciantes egressos do Curso de Pedagogia da UFPI, na modalidade a distância;  descrever as estratégias utilizadas pelos professores iniciantes, egressos do Curso de Pedagogia da UFPI, a Distância para a construção dessas aprendizagens da docência; descrever os tempos e espaços em que as aprendizagens da docência são construídas pelo professores iniciantes egressos do Curso de Pedagogia a Distância da UFPI, na modalidade a distância. O embasamento teórico pauta-se Garcia (1992; 1999; 2010) e França-Carvalho (2007) que discutem a formação de professores como uma ação contínua; os estudos de Cortelazzo (2009) e Cavalcanti (2016) abordam a formação de professores na EaD; Cavaco (1999) e Huberman (2000) destacam a entrada na docência; Ausubel, Novak e Hanesian (1980) e Day (2001) explicam o processo de aprendizagem significativa no início da profissão. Trata-se, portanto de uma uma pesquisa cujo design metodológico é qualitativo (MINAYO, 2001) e a abordagem etnometodológica (COULON, 1995; 2017). As tecnicas de coleta e produção dos dados foram o questionário, a entrevista semi-estruturada e a observação participante, alem da análise dpcumental. O lócus foram 3 (três) escolas públicas municipais localizadas em: Teresina-PI, Demerval Lobão-PI e Curralinhos-PI. Os participantes foram 3 (três) professores iniciantes egressos do curso de Pedagogia da UFPI, na modalidade a distância. A organização, categorização e análise dos dados pautou-se em Bardin (1977) e na Hermenêutica-Dialética (HABERMAS, 2002; MINAYO,2000). Os resultados apontaram que  a formação inicial da aprendizagem da docência no curso de Pedagogia na modalidade a distância apresenta-se fragilizada no que tange à aprendizagem saberes da profissão, seja pela dissociabilidade entre teoria e prática, seja pelo despreparo  dos tutores e o escasso contato com os professores de cada disciplina. Tais fatores, resultaram na aprendizagem monológica do estudante,  caracterizada pelo solilóquio. Também constatou que, o significado atribuído à docência à anteriore, ou seja, “como mar de rosas” foi modificado com a inserção na profissão, sendo (re)significada como difícil, desgastante e delicada por exigir aprendizagem constante da gestão dos conteúdos, da gestão de sala de aula e gestão das relações com a a escola e a comunidade. Este estudo, portanto, traz um olhar inovador, de modo simultâneo, sobre a aprendizagem da docência no curso de Pedagogia na modalidade a distância e no inicio da profissão, colaborando para ampliar o campo do conhecimento cientifico acerca da formação docente e da prática docente.

Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo ao Programa - 127.697.893-68 - FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA - UFC