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Banca de DEFESA: LUANA VIEIRA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA VIEIRA DE SOUSA
DATA: 28/02/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Centro de Ciências da Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação
TÍTULO: Formação Continuada de Monitores de EFAs e a Prática Docente: travessia e experiências na Pedagogia da Alternância
PALAVRAS-CHAVES: Prática Docente. Formação Continuada. Pedagogia da Alternância. Monitores
PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:

Este trabalho dissertativo tem como objeto de pesquisa a formação continuada na prática docente de monitores das Escolas Família Agrícola (EFAs), o mesmo está vinculado à linha de pesquisa Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFPI. O desenvolvimento deste estudo partiu do seguinte problema: Quais contribuições da formação continuada na prática docente de monitores nas EFAs? A formação de monitores emerge como uma questão importante diante do cenário educacional no campo, em virtude dos avanços formativos na educação e da necessidade de formação contínua do professor. Assim, faz se necessário fornecer aos monitores suporte teórico e prático para que possam atender aos desafios da atualidade na prática docente. Com este entendimento o estudo teve como objetivo geral: investigar as contribuições da formação continuada na prática docente de monitores nas EFAs especificamente na Pedagogia da Alternância. E, como objetivos específicos: analisar os subsídios teóricos e metodológicos da formação continuada dos monitores nas EFAs; descrever os limites e/ou contradições da formação continuada na prática docente de monitores; identificar as contribuições da formação continuada na prática docente de monitores nas EFAs. O trabalho está teoricamente fundamentado nos seguintes autores: sobre formação continuada, em Brito e Melo (2016), Freitas (2015), Imbernón (2009, 2010), Lima (2005), Misukami (2002, 2005), Silva (2018) e outros. A prática docente está alicerçada em Nóvoa (1997; 1995), Franco (2012). Ao que se refere à Pedagogia da Alternância utilizou-se teóricos como Begnami (2003), Silva (2012), Gimonet (2005), Souza (2014) dentre outros. Do ponto de vista metodológico, recorremos aos pressupostos teóricos e metodológicos na abordagem da pesquisa qualitativa, utilizando como método a pesquisa narrativa respaldados nos estudos de Clandinin e Connelly (2015). A pesquisa teve como técnicas de produção de dados o memorial de formação e a entrevista narrativa. O Memorial de formação foi desenvolvido conforme as orientações de Passeggi (2008) e a entrevista narrativa sob as orientações de Bertaux (2010). O contexto empírico da pesquisa constitui-se de três EFAs do Piauí. Sendo assim, o estudo contou com oito monitores, com experiência docente de no mínimo cinco anos de atuação, que participaram do curso de Formação Pedagógica Inicial de Monitores, em 2013 no Piauí e atuam como monitores das EFAs. Para fins de análise dos dados o estudo tomou como base as orientações de Bertaux (2010) utilizando-se a análise de narrativas. As análises indicam que a formação continuada tem contribuído na prática docente de monitores nas EFAs, favorecendo o desenvolvimento da Pedagogia da Alternância de maneira reflexiva, dialógica, considerando a realidade do campo. Ao lado dessas contribuições, os participantes indicam alguns contrapontos enfrentados no processo de formação, como a organização dos locais de formação, o tempo/duração.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - LUCIANO DE MELO SOUSA - UESPI
Externo à Instituição - LUCINEIDE BARROS MEDEIROS - UESPI
Notícia cadastrada em: 13/02/2019 14:39
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