Banca de QUALIFICAÇÃO: DIRNO VILANOVA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIRNO VILANOVA DA COSTA
DATA: 29/03/2019
LOCAL: Sala de Defesa - PPGEd/CCE
TÍTULO: Significações produzidas pelos professores do IFPI acerca da Educação Profissional e Tecnológica
PALAVRAS-CHAVES: Educação Profissional e Tecnológica. Significado e Sentido. Psicologia Histórico-Cultural.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Este objeto de estudo surge das minhas vivências enquanto aluno e profissional da Educação Profissional e Tecnológica. Tem como objetivo geral: Analisar as significações que o professores do IFPI vem produzindo acerca da Educação Profissional e Tecnológica, e como objetivos específicos: Identificar as mediações histórico-sociais que orientaram o ingresso e a permanência do professor da Educação Profissional e Tecnológica no IFPI; Evidenciar as condições (objetiva e subjetiva) que constituem o desenvolvimento da atividade docente na Educação Profissional e Tecnológica; Explicar as mediações que constituem o movimento de produção de significados e sentidos dos professores do IFPI acerca da Educação Profissional e Tecnológica.  Este estudo tem como base epistemológica o Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo no que diz respeito às categorias trabalho, mediação, significado e sentido, as quais possuem valor heurístico em razão de que elas orientam a compreensão da realidade que medeia a constituição do professor da Educação profissional e Tecnológica. Tem como contexto de realização do estudo o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IPFI) Campus de São Raimundo Nonato (PI) e os participantes são dois professores do quadro efetivo do IFPI. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados são o questionário eletrônico para mapear os possíveis participantes da pesquisa, entrevistas reflexivas individuais e sessões reflexivas coletivas (a serem realizadas) que têm o objetivo de oportunizar a reflexão crítica sobre as significações que vem sendo produzidas pelos professores do IFPI, acerca da Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa empírica está andamento e após a produção dos dados, utilizaremos a proposta de análise, denominado Núcleos de Significação cujo objetivo central é a apreensão das zonas de sentidos que constituem o conteúdo dos discursos dos participantes.

Presidente - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Externo ao Programa - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO