Banca de QUALIFICAÇÃO: DEBORA RODRIGUES LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORA RODRIGUES LIMA
DATA: 25/04/2019
LOCAL: Sala de Defesa PPGEd
TÍTULO: A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO PIAUÍ: uma análise da meta de ETI dos planos de educação
PALAVRAS-CHAVES: Política Educacional. Educação em Tempo Integral. Escola em Tempo Integral. Planos de Educação.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Planejamento Educacional

A oferta de educação em tempo integral ocorreu em diferentes épocas da história educacional brasileira, embora de forma descontínua. No entanto, essa modalidade alcançou maior destaque no Plano Nacional de Educação aprovado em 2014, que definiu como meta oferecer educação de tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos (as) alunos (as) da educação básica. No processo de elaboração dos planos estaduais e municipais de educação, os entes federados estabeleceram suas próprias metas, como ocorreu no Piauí, motivando a realização desta pesquisa que tem por objetivo analisar a oferta da educação em tempo integral no Estado do Piauí, inferindo os esforços das redes estadual e municipais para o alcance da meta. Quanto aos objetivos específicos, pretende-se analisar a coerência entre as metas e estratégias estabelecidas para a educação em tempo integral nos planos municipais e estadual de educação do Piauí em relação ao previsto no PNE; identificar a quantidade de escolas em tempo integral no Estado do Piauí, por etapa e modalidade, nos anos posteriores a aprovação do PNE e investigar as condições de oferta das escolas em tempo integral do Piauí. A abordagem adotada é quali-quantitativa, mediante pesquisa documental, tendo como base a legislação e documentos de âmbito nacional sobre a política de educação de tempo integral; os Planos nacional, estadual e municipais de educação e microdados do Censo Escolar dos anos de 2014 a 2017. A pesquisa tem como referencial teórico produções bibliográficas que tratam sobre o tema, especialmente as de autores como Gramsci; Queiroz; Cavaliere; Esquinsani; Cella; Cantuário; e Castro e Lopes.   Os resultados parciais informam que o Plano Estadual de Educação tem a mesma meta do PNE para a educação em tempo integral, situação também observada na maior parte dos planos municipais, não obstante percentual considerável tenha estabelecido metas diferenciadas em relação ao número de escolas e/ou matrículas na referida modalidade. No que tange ao quantitativo de escolas e de matrículas em tempo integral, ainda que a oferta no Estado do Piauí esteja aquém das metas estabelecidas, vem ocorrendo aumento significativo após a aprovação do PNE, contudo, o ritmo de crescimento não indica a garantia do alcance da meta até o final do decênio.

Presidente - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Externo à Instituição - EMANOELA MOREIRA MACIEL - IFPI