Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMARA BORGES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMARA BORGES DA SILVA
DATA: 08/05/2019
LOCAL: Sala de Defesa do PPGED
TÍTULO: A PRÁTICA DOCENTE DOS PEDAGOGOS QUE MINISTRAM CIÊNCIAS NATURAIS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: AQUISIÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE SABERES DA DOCÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Prática Docente. Ciências Naturais. Saberes da Docência.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O presente estudo tem como objetivo investigar a prática docente dos pedagogos que ministram Ciências Naturais no 5º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais de Altos-PI, visando a compreensão das formas de aquisição e mobilização de saberes da docência. Especificamente pretendemos: a) contextualizar o ensino de Ciências Naturais dos anos iniciais do Ensino Fundamental; b) caracterizar a prática docente de pedagogos que ministram conteúdos de Ciências Naturais do 5º ano do Ensino Fundamental; e c) compreender as formas de aquisição dos saberes docentes mobilizados pelos pedagogos que ministram Ciências Naturais no citado nível de ensino. A escolha pela temática decorreu das vivências de dois projetos de pesquisas vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), desenvolvidos durante o curso da graduação de Pedagogia (2014/2015). Desse modo, torna-se importante um aprofundamento, para que se coloque de maneira mais densa a especificidade da citada área. Considerando a relevância do papel do professor em ensinar Ciências Naturais, o presente estudo será direcionado pelo seguinte problema de pesquisa: como se caracteriza a prática docente de pedagogos que ministram Ciências Naturais no 5º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais de Altos-PI, visando a compreensão das formas de aquisição e mobilização dos saberes docentes? Para o desenvolvimento dos pressupostos teórico contamos com o apoio de: Delizoicov e Angotti, (1994), Krasilchik (1987) e Fumagalli e Weissmann (1998), Fracalanza e Megid Neto (2006), Mendes Sobrinho (2002, 2008, 2013, 2014) – sobre o ensino de Ciências Naturais; Franco (2001) e Souza (2009) – prática docente; Soares (2010), Pimenta (2012) e (Tardif (2014), – saberes docentes; dentre outros. Utilizamos também documentos legais, como as Leis Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBEN/96), PCN (BRASIL, 1997) e BNCC (BRASIL, 2018). A abordagem é qualitativa e utilizaremos estratégia de narrativas, tendo como técnica de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Os interlocutores serão os pedagogos que atuam ministrando Ciências Naturais no 5º ano do Ensino Fundamental, em escolas públicas municipais urbanas de Altos. Em vista de compreender a prática desse profissional, optamos pelo roteiro como instrumento de coleta de dados, onde serão analisados e interpretados com base na perspectiva de Bardin (1977). As compreensões parciais construídas até o presente momento evidenciam que o processo de formação do professor aliado à aquisição de saberes conduz a um pensamento em constante transformação, no qual o conhecimento adquirido sucede constantemente na reflexão da prática docente. Entretanto, precisamos avançar não somente no aspecto científico e metodológico, é necessário atentarmos para a inovação de conteúdos de Ciências Naturais vinculados a temas geradores, estes originados da própria situação do cotidiano do aluno.

Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo ao Programa - 2655082 - HILDA MARIA MARTINS BANDEIRA