Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURA MARIA ANDRADE DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAURA MARIA ANDRADE DE SOUSA
DATA: 14/06/2019
LOCAL: Sala de defesa
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO TECNÓLOGO-PROFESSOR, EM INÍCIO DE CARREIRA: SABERES ARTICULADOS À PRÁTICA DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento Profissional. Iniciação à Docência. Saberes Docentes. Educação Profissional.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Ensino Profissionalizante

A presente pesquisa apresenta uma investigação sobre a formação e o desenvolvimento profissional dos tecnólogos-docentes em início de carreira na Educação Profissional. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Investiga “Como o tecnólogo-professor em início de carreira articula os saberes com a prática docente e constrói o desenvolvimento profissional?” Para ser desenvolvida contou com a colaboração de professores do Curso Superior de Tecnologia em um dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Em termos metodológicos, configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Tem como objetivo geral analisar como o tecnólogo-professor em início de carreira constrói o seu desenvolvimento profissional a partir dos saberes articulados com a prática docente e como objetivos específicos: a) Identificar os saberes utilizados pelo tecnólogo-professor para mobilizar a prática docente; b) Caracterizar os saberes articulados às experiências formativas com a prática docente e c) Compreender o processo de construção do desenvolvimento profissional do tecnólogo-professor. Fundamenta-se em Garcia (1999), Marcelo (2008; 2009), Vaillant e Marcelo (2015), Tardif (2014), Cunha (2010), Nono (2011), Guarniere (2005), no que diz respeito a iniciação à docência e ao desenvolvimento profissional docente. No que se refere às técnicas e instrumentos de coleta, organização e análise dos dados, em Maingueneau (1997); Gatti (2005), Gondim (2003), Bardin (2016), Orlandi (2009), Brandão (2012), dentre outros. O estudo tem como instrumentos de coleta de dados o questionário, a entrevista e o grupo focal. Os dados empíricos são organizados em categorias apoiadas em Bardin (2016) e a interpretação analisada tendo como fundamento à Análise de Discurso, na perspectiva da corrente francesa. Os resultados parciais apontam que o desenvolvimento profissional docente é um processo marcado por fases específicas, no qual a iniciação à docência se caracteriza pela consolidação da aprendizagem da profissão docente e da socialização e apropriação da cultura profissional. Evidenciam também que os fatores individuais e institucionais são decisivos para a consolidação dos saberes e das posturas adotadas pelos professores iniciantes na condução da prática docente.

Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Externo à Instituição - DOMINGOS LEITE LIMA FILHO - UTFPR
Externo à Instituição - FRANCISCA DAS CHAGAS DA SILVA LIMA - UFMA
Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO