Banca de DEFESA: ANTONIA REGINA DOS SANTOS ABREU ALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIA REGINA DOS SANTOS ABREU ALVES
DATA: 20/09/2019
LOCAL: Sala de Defesa - PPGED-CCE
TÍTULO: CRUZANDO APRENDIZAGENS DAS RELAÇÕES RACIAIS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI, TERESINA, PI.
PALAVRAS-CHAVES: Estágio Supervisionado. Relações raciais. Formação docente.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos

RESUMO

A educação escolar brasileira está inserida num contexto social, no qual pessoas integrantes dos grupos discriminados, deparam-se com situações preconceituosas, que pelos muitos, não são reconhecidas como tal, o que acontece, da mesma forma no contexto de escola e em universidades. Nesta perspectiva, esta pesquisa trata da formação docente no Curso de Pedagogia e a contribuição do Estágio Supervisionado na constituição do futuro professor para, mais adequadamente, atuar na realidade da sala de aula.Durante o Estágio Supervisionado, os futuros professores entram em contato com a realidade das escolas, nas especificidades das salas de aula, tendo a possibilidade de demonstrar o que sabem, o que pensam e como desenvolvem as atividades educativas escolares numa sociedade de diferenças raciais, como a brasileira. Tem como questão central: Quais as relações entre o Estágio Supervisionado na formação docente no Curso de Pedagogia e aprendizagens sobre as questões raciais? O objetivo geral volta para a necessidade de compreender o Estágio Supervisionado na formação docente no Curso de Pedagogia da UFPI como espaço de aprendizagem das relações raciais. A ideia que norteia esta pesquisa é que as experiências vividas durante o Estágio Supervisionado na formação docente no Curso de Pedagogia oportunizam aos futuros professores, a aprendizagem sobre questões referentes às relações raciais. O referido trabalho tem sustentação em autoras/es como: Gomes (1996), Machado e Boakari (2013), Machado e Abreu (2013), Aguiar (2018), Porto (2018) e Machado (2015) que fundamentam a discussão sobre as relações raciais; Pacheco e Flores (1999), Contreras (2002), Garcia (1995), Vieira (2018), Honório (2015), Souza (2006) que abordam a formação docente; e com Pimenta e Lima (2012), Araujo (2016), Brito (2011, 2014), Zabalza (2014), Sousa (2016), Maciel (2015) e Silva (2018) discutindo o Estágio Supervisionado. A abordagem metodológica da pesquisa é de caráter qualitativo, uma pesquisa narrativa, que utiliza conversas, questionário com questões abertas e cartas pedagógicas. Tem como interlocutoras quatro professoras e seis discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Os dados desenvolvidos foram analisados à luz da análise de conteúdo. Como ideia conclusiva, mostrou-se que o Estágio Supervisionado não prepara os futuros professores para lidarem com as relações raciais. Nesse sentido, espera-se que este trabalho traga contribuições para professores e discentes envolvidos no processo de formação docente da Universidade Federal do Piauí.

Presidente - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA