Banca de DEFESA: DIRNO VILANOVA DA COSTA

DISCENTE: DIRNO VILANOVA DA COSTA
DATA: 27/09/2019
LOCAL: Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: Entre a formação prática e imediata e a formação técnica integral: significações de professores do IFPI acerca da Educação Profissional e Tecnológica
PALAVRAS-CHAVES: Educação Profissional e Tecnológica. Ensino Profissionalizante. Significado e Sentido. Psicologia Histórico-Cultural.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Esta dissertação consiste em relatório de pesquisa realizada com o objetivo geral de analisar as significações que os professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI) vêm produzindo acerca da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), evidenciando a sua relação com essa modalidade de ensino. O Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Histórico-Cultural consistiram nas bases teóricas que orientaram essa investigação em razão de serem teorias que consideram a realidade como processo histórico dialético assim como é o processo de produção das significações e elegemos as categorias: trabalho, historicidade, mediação, significados e sentidos para explicar o objeto de estudo. A pesquisa empírica foi realizada com dois professores efetivos do Campus do IFPI, Campus de São Raimundo Nonato-PI, no período de janeiro a maio de 2019. As técnicas utilizadas para a produção dos dados foram: a) questionário eletrônico, para mapear os participantes, de acordo com os critérios estabelecidos pelo pesquisador e b) entrevistas reflexivas individuais. Os dados foram analisados a partir do procedimento denominado Núcleos de Significação, de Aguiar e Ozella (2006, 2013). Os resultados foram sintetizados em dois núcleos: a) “Eu fui professor por necessidade”: Os motivos de ingresso e permanência na docência, b) “A Educação Profissional tem que ser prática e imediatista, mas aqui no IFPI a formação técnica deve ser integral”: Significações dos professores do IFPI acerca da EPT. A análise revelou que as significações com maior ênfase indicam uma formação tecnicista e imediata no IFPI direcionada para o mercado de trabalho, mas também apresentam indicativos de que a EPT deve ser ampla e neste sentido a formação técnica deve ser integral.

Presidente - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Externo ao Programa - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO