Banca de DEFESA: JOSELIA MARIA DA SILVA FARIAS

DATA: 29/05/2013
LOCAL: DFSAG
TÍTULO:

AVALIAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI, E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.

PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação. Currículo. Curso de Pedagogia. Formação de Professores.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Este estudo teve como objetivo avaliar a coerência entre a proposta do Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Pedagogia da UFPI e a estrutura da Matriz Curricular para verificar as implicações na formação do Pedagogo. A autora percorre os caminhos da legislação pertinente, dos aspectos históricos e de sua efetividade enquanto instrumento de formação, situando-o no contexto das reformas educacionais do ensino superior ocorridas nas ultimas décadas e, caracterizadas por intensas transformações nos campos político, econômico, sociais e culturais decorrentes dos processos de reestruturação capitalista, da globalização e do neoliberalismo privilegiando as relações de mercado. O estudo adota como referencial teórico Gatti (1997); Brzezinski (1996); Scheibe (1999); Pereira (2002) e Silva (1999) entre outros. No campo metodológico se constitui em estudo de natureza qualitativa, a partir do método de análise de conteúdo Bardin (1979). Os dispositivos de mediação utilizados foram o questionário composto de questões abertas onde 10 (dez) alunos do último período do Curso de Pedagogia expressaram angústias e tensões experienciadas no decorrer de sua formação inicial e as observações realizadas nas escolas campo de estágio. De acordo com as categorias analisadas observamos que  a maioria dos alunos escolheu fazer o Curso de Pedagogia por  identificarem-se com o Curso e mesmo os que foram influenciados por parentes e amigos passaram a gostar, desta forma ressaltam que saem bem preparados para  atuarem na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, embora com algumas defasagens. A formação para o desenvolvimento das atividades em Gestão Escolar nos reportou ao fato de que existe, sob o ponto de vista dos alunos uma quantidade ínfima de disciplinas e o estágio é de observação não contribuindo para o crescimento do formando, entretanto, na análise da Matriz Curricular identificamos uma quantidade adequada de disciplinas referentes a esta área. Ainda neste aspecto, observamos que os alunos avaliam a Matriz Curricular como boa destacando que é no momento da operacionalização desta é que vão aparecendo uma série de lacunas que acabam se refletindo de forma negativa no processo de formação do pedagogo. Os resultados parciais se encaminham para demonstrar que estes não são compatíveis com as hipóteses estabelecidas nos estudos preliminares, ou seja, não existe coerência entre as disciplinas que compõem a matriz curricular do curso de pedagogia do campus de Teresina, com as áreas de formação propostas no Projeto Político Pedagógico.

Presidente - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Notícia cadastrada em: 10/05/2013 09:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 18:35