• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALCI MARCUS RIBEIRO BORGES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALCI MARCUS RIBEIRO BORGES
DATA: 21/11/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Ciências da Educação
TÍTULO: Educação em Direitos Humanos, um desafio para as Licenciaturas da UFPI
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Direitos Humanos. Licenciaturas. Formação de professores.
PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente trabalho acadêmico busca investigar se os Cursos de Licenciatura da UFPI promoveram efetiva inserção da Educação em Direitos Humanos em seus Projetos Pedagógicos e em suas Matrizes Curriculares, conforme estabelecidos pelas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Discute-se o processo de inserção da Educação em Direitos Humanos nos Cursos de Licenciatura da UFPI, mediante a metodologia de Estudo de Caso, com técnicas de análise documental e de conteúdo, considerando-se as abordagens teóricas tradicionais, críticas e pós-críticas sobre educação em direitos humanos. Parte-se de uma contextualização do processo de afirmação histórica dos direitos humanos. Promove-se a problematização dos preconceitos e conceitos mais comumente desenvolvidos em torno da ideia dos direitos humanos, a partir dos quais se busca explicitar sua polissemia, na tentativa de se evidenciar os principais preconceitos e conceitos que, de maneira semelhante, colaboram para traduzir as diferentes abordagens conceituais dos direitos humanos. Depois, busca-se promover reflexões que colaborem para evidenciar os discursos normativos e pedagógicos sobre Educação em Direitos Humanos, especialmente na América Latina e no Brasil, pelos quais se pretende analisar os documentos referenciais dos Cursos de Licenciatura da UFPI. Em seguida, apresenta-se uma análise das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, no esforço de entender como as Diretrizes concebem a EDH e como dispõe que esta seja implementada nos Cursos de Licenciatura. Conclui-se que as Licenciaturas da UFPI devem assumir os direitos humanos como seu princípio estruturante e norteador, permeando os currículos, a formação inicial e continuada dos profissionais que formam/as, seus projetos pedagógico, os materiais didático-pedagógicos, o modelo de gestão e a avaliação, assegurando-se o caráter transversal e interdisciplinar e a relação dialógica entre o ensino, a pesquisa e a extensão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Externo ao Programa - 1352021 - NELSON JULIANO CARDOSO MATOS
Externo ao Programa - 1300146 - OLIVIA BRANDAO MELO CAMPELO
Externo ao Programa - 2637096 - SEBASTIAO PATRICIO MENDES DA COSTA
Notícia cadastrada em: 13/11/2019 18:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 19/04/2024 22:22