Banca de DEFESA: EDILEUSA DE SOUZA SANTOS

DISCENTE: EDILEUSA DE SOUZA SANTOS
DATA: 12/12/2019
LOCAL: Sala de Defesa do PPGED
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DE SABERES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Saberes docentes. Desenvolvimento profissional. Prática docente. Educação profissional e Tecnológica..
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Os saberes docentes compõem a base do conhecimento do professor e formam um repertório a ser disponibilizado durante a prática docente, construído na reflexão sistemática durante o processo de desenvolvimento profissional docente. No contexto dessas considerações, esse estudo guia-se pelo seguinte problema de pesquisa: como os saberes docentes, construídos no processo de desenvolvimento profissional, ressignificam a prática docente do professor da educação profissional e tecnológica? Orientado por esta questão, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar como os saberes docentes, construídos no processo de desenvolvimento profissional, ressignificam a prática docente do professor da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Especificamente pretendemos: Compreender de que modo são construídos os saberes docentes mobilizados na prática docente pelo professor da educação profissional e tecnológica; Caracterizar os contributos da prática reflexiva para o ser professor na educação profissional e tecnológica; Analisar como os processos de desenvolvimento profissional promovem a ressignificação da prática docente na educação profissional e tecnológica. A escolha da temática decorreu das vivências da pesquisadora enquanto pedagoga da educação profissional e tecnológica. O referencial teórico está embasado em autores que tratam sobre os saberes docentes como: Gauthier et al (1998), Tardif (2014), Pimenta (2012), Therrien (1997); sobre a prática docente e reflexão são utilizadas as contribuições de Souza, Batista Neto e Santiago (2012), Franco (2016), Liberali (2012), Zeichner (1993), Giroux (1997); e quanto ao desenvolvimento profissional docente: Ramalho e Nuñes (2014) Marcelo Garcia (1999), Day (2001), Imbernón (2011) dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa narrativa (CLANDININ, CONNELLY, 2015), com adoção do método autobiográfico (NÓVOA; FINGER, 2010), utilizando-se das narrativas como metodologia. O campo empírico é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e os participantes da pesquisa são sete professores da EPT. Os instrumentos utilizados para produção de dados são rodas de conversa e entrevista narrativa. O tratamento dos dados foi realizado através da técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2016). O trabalho evidencia que os saberes docentes, mobilizados pelos professores pesquisados, trazem marcas do contexto do mercado de trabalho. Nessa relação entre a experiência trazida do mercado de trabalho e as situações pedagógicas vivenciadas na sala de aula, os saberes docentes ganham sentido e validade, fornecendo aos professores (retirei segurança) fundamentação para a prática docente. Associados ao domínio do conhecimento tecnológico, os saberes experienciais são para os professores da EPT o repertório mais importante para o exercício da docência. Esses saberes são incorporados na experiência direta de ensino na sala de aula, nas trocas de experiências informais com outros professores. Em resposta às necessidades formativas identificadas, propõe-se a implementação de programa de formação e atualização pedagógica para docentes como uma política interna do IFPI, na ótica da formação continuada, tomando-se como ponto de partida a reflexão sobre a própria ação docente.

Presidente - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo à Instituição - BETANIA LEITE RAMALHO - UFRN