Banca de DEFESA: LUCIA MARIA DE SOUSA LEAL NUNES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIA MARIA DE SOUSA LEAL NUNES
DATA: 20/12/2019
LOCAL: Sala de defesa
TÍTULO: Práticas educativas de professores em escola de tempo integral: formação continuada como possibilidade de (re)elaboração reflexiva crítica
PALAVRAS-CHAVES: Escola de Tempo Integral. Prática Educativa. Reflexão crítica.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Esta investigação tem como objeto de estudo práticas educativas de professores em escola de tempo integral, correspondendo à pesquisa realizada junto ao Programa de Pós Graduação em Educação-UFPI, na Linha de Pesquisa Formação Docente e Prática Educativa. Tem como objetivo geral analisar as possibilidades de reelaboração das práticas educativas de professores em escola de tempo integral, a partir da reflexão crítica. Desenvolve-se mediante as seguintes questões: Como se organiza o trabalho pedagógico em escola de tempo integral? Quais as necessidades formativas de professores em escola de tempo integral? Como ocorrem as práticas educativas em escola de tempo integral? Como as reflexões críticas empreendidas durante os encontros formativos possibilitam a reelaboração das práticas educativas em escola de tempo integral? Teoricamente, assenta-se nas ideias de Franco (2012), Vásquez (2007), Cavaliere (2007), Freire (2016), Imbernón (2010a; 2010b), Giroux (1990), McLaren (2000), dentre outros. Tem como metodologia a pesquisa narrativa de caráter biográfico, fundamentada nos princípios de Delory-Momberger (2012), Nóvoa (2010), Ferrarotti (2010), Dominicé (2010), entre outros. Define como estratégias de produção de dados encontros formativos, intentando oportunizar momentos de reflexão crítica diante da formação e do fazer docente, recorrendo à carta pedagógica para conhecer as contribuições das reflexões críticas empreendidas nos encontros formativos para o processo de reelaboração de práticas educativas. Como técnica, elege entrevista reflexiva, objetivando produzir dados sobre a história da vida acadêmico-profissional das professoras, bem como conhecer o funcionamento da escola lócus da pesquisa. Para efeito de análise, adota a técnica análise de conteúdo, como perspectivada por Poirier; Clapier-Valladon; Raybaut (1999). Conta com participação de nove interlocutoras selecionadas a partir dos critérios: pertencer ao quadro efetivo da rede, ter disponibilidade para a pesquisa e trabalhar em Escola de Tempo Integral há, pelo menos, dois anos. Dentre outras constatações, evidencia a necessidade da promoção de formação continuada no contexto de ação docente, de modo que, na colegialidade, sejam discutidos os desafios inerentes à escola de tempo integral. Conclui que: as práticas educativas de professores em contexto de escola de tempo integral apresentam-se parcialmente dentro de uma perspectiva reflexiva crítica, posto que, em alguns casos, há um grupo tendente à reflexão técnica; os encontros formativos se revelaram espaços de interatividade, apresentando propostas de reelaboração de futuras práticas educativas dos professores envolvidos no estudo, confirmando a proposição de tese que a reflexão crítica possibilita reelaboração das práticas educativas de professores em escola de tempo integral.

Presidente - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA