Banca de DEFESA: ELINÊIDE SOARES BRAGA PEREIRA

DISCENTE: ELINÊIDE SOARES BRAGA PEREIRA
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Sala de Defesa do PPGED
TÍTULO: PRÁTICA DOCENTE E AFETIVIDADE NO CURSO DE MÚSICA/IFPI: NO COMPASSO DE NARRATIVAS DE PROFESSORES
PALAVRAS-CHAVES: Afetividade. Prática docente. Ensino de música. Narrativas.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

RESUMO

O presente estudo objetiva analisar o lugar da afetividade na prática docente de professores de curso técnico em instrumento musical do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFPI. Tem como objetivos específicos: Conhecer a concepção de professores de música do IFPI sobre afetividade na prática docente; compreender como se desenvolvem as interações afetivas entre professores e alunos do curso de música do IFPI e identificar a abertura dos professores de música do IFPI para a vivência da afetividade na prática docente. Vincula-se à linha de pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Piauí. O estudo caracteriza-se como pesquisa narrativa. A opção pela pesquisa narrativa justifica-se por ser um tipo de pesquisa que favorece o desenvolvimento da reflexão, a revisitação das experiências vividas e a autoformação. Tem como dispositivos de investigação a entrevista narrativa e o memorial autobiográfico por propiciarem o acesso a uma profusão de dados, permitindo a expressão da subjetividade dos envolvidos. A investigação terá como contexto empírico o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFPI, campus Teresina/Central e contará com a participação de cinco professores de música do referido curso. A afetividade é compreendida como um processo de sensibilização, que envolve emoções e sentimentos. No contexto do estudo a afetividade é considerada como aspecto constitutivo do desenvolvimento humano e, por isso, constitutivo e, por isso, constitutivo do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. O estudo é relevante por evidenciar a unidade entre afetividade e cognição, realçando que os professores ao considerarem essa unidade podem ampliar a potência de suas práticas docentes no que se refere às interações entre estudantes e a música e, particularmente, entre estudantes e o objeto de conhecimento. Sobre afetividade a investigação fundamenta-se nos estudos de Wallon (1968), Vigotsky (1991; 1998), Freire (2002), Tassoni (2008; 2013;), Day (2004), entre outros. Em relação à prática docente, atividade intencional e sistemática desenvolvida pelos professores no âmbito da sala de aula, o estudo recorre às contribuições de Franco (2012) e Freire (1999), entre outros. As constatações da pesquisa mostram que os colaboradores do estudo reconhecem a afetividade como dimensão inerente as suas práticas, bem como entendem a unidade entre afetividade e cognição. O estudo revela que a afetividade é potencializadora da prática docente, tendo em vista que pode afetar positiva ou negativamente as diferentes interações que se desenvolvem nessa prática.

Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo à Instituição - ELVIRA CRISTINA MARTINS TASSONI - PUC