Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA ROCHA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA ROCHA SILVA
DATA: 13/07/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Defesa Remota
TÍTULO: Aprendizagem Docente como Integração Profissional Permanente: Biografias Educativas de Professores de Ciências Biológicas
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem Docente. Formadores de Professores de Ciências Biológicas. Prática Pedagógica na Licenciatura. Experiência educativa e formativa.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

 Como um quesito nas investigações no campo da formação de professores, os estudos da aprendizagem docente contribuem na compreensão das condições para a aprendizagem produzindo conhecimentos nas práticas pedagógicas e refletindo as mudanças necessárias na aprendizagem dos estudantes, no ensino e na formação de professores. Implicada nesse contexto, a prática pedagógica da licenciatura em Ciências Biológicas, por se constituir processo formativo de professores, pode influenciar a aprendizagem docente de formadores de professores no ensino superior. A aprendizagem docente de formadores de professores é objeto de investigação nesta produção acadêmica, que se constitui por uma hermenêutica de si como experiência investigativa e formativa. O estudo tem o seguinte problema de pesquisa: Que vivências na prática pedagógica da Licenciatura em Ciências Biológicas promovem experiências de aprendizagem docente de formadores de professores? O objetivo geral é investigar a aprendizagem docente de formadores de professores que atuam na prática pedagógica de formação em curso de licenciatura em Ciências Biológicas. São objetivos específicos: a) identificar os espaços de aprendizagens docente constituídos na prática pedagógica; b) compreender as influências da prática pedagógica na licenciatura em Ciências Biológicas para a produção de aprendizagem docente de formadores de professores; c) analisar o que aprendem sobre o ensinar e ser professor formador no processo formativo de licenciandos. Observando as contribuições teóricas de Nóvoa (1992b), Garcia (1999), Pacheco e Flores (1999), Marcelo e Vaillant (2012), Day (2001), Marcelo (1998, 2002), dentre outros, com os quais empreendemos a análise e compreensão do objeto de estudo. A pesquisa empírica foi na modalidade investigação-formação, por meio do método autobiográfico e da pesquisa biográfico-narrativa, com uso de entrevista narrativa e ateliê biográfico de projeto como técnicas de produção de dados. Os colaboradores são 9 (nove) formadores de professores que atuam na prática pedagógica da Licenciatura em Ciências Biológicas em Campus do IFPI em Teresina. A partir da proposta de Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999), para a análise do conteúdo das narrativas, quatro dimensões categorias foram organizadas para a compreensão da aprendizagem docente de formadores: 1) Formação como espaço de aprendizagem docente dos formadores; 2) Experiência de aprendizagem docente na prática pedagógica da licenciatura; 3) A reflexão sobre o conteúdo da aprendizagem docente; 4) a narrativa biográfico-educativa como experiência reflexiva de integração de formadores.  As conclusões deste estudo apontam que a aprendizagem docente se produz em vivências cotidianas na prática pedagógica da licenciatura em Ciências Biológicas, sendo influenciada pela formação, experiência e reflexão dos formadores ao atuarem como agentes na formação de professores.  A tese central foi confirmada: a prática pedagógica da licenciatura em Ciências Biológicas influencia a aprendizagem docente dos formadores, ao integrá-los aos processos de formação de professores, pela reflexão sobre a prática e aceitação da necessidade de aprendizagem permanente.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo ao Programa - 127.697.893-68 - FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA - UFC
Externo à Instituição - EMANOELA MOREIRA MACIEL - IFPI
Externo à Instituição - VALDIRENE GOMES DE SOUSA - UESPI
Notícia cadastrada em: 15/06/2020 11:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 19/04/2024 08:11