Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELENA DO CARMO MORAES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELENA DO CARMO MORAES DE SOUZA
DATA: 30/03/2020
HORA: 15:00
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGED
TÍTULO: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – (BNCC) NO ENSINO FUNDAMENTAL EM TERESINA
PALAVRAS-CHAVES: Saberes docentes. BNCC. Formador de Professores. Coordenador pedagógico
PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:

No contexto  educacional atual desde 2017, tem-se discutido sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e sua respectiva implantação. Para atender a demanda de apropriação das proposições da BNCC pelos sistemas de ensino, o Ministério da Educação propôs uma  formação continuada de professores denominada   de “chão da escola”    No Piauí, esta formação ocorre primeiramente pela formação dos coordenadores pedagógicos, que serão seus multiplicadores na escola. Ou seja, eles são os professores formadores de professores nas escolas públicas do Estado. Nesse contexto, estudos realizados no âmbito do NIPEEPP, núcleo vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí surgiu o seguinte problema da pesquisa:  como  ocorre o processo de formação professores formadores para implementação da BNCC no ensino Fundamental nas escolas públicas de Teresina? O objetivo é compreender o processo de formação dos formadores dos professores diante da implementação da BNCC.  Especificamente objetivamos caracterizar a maneira que ocorre esse processo de formação;  caracterizar o curso  de formação de  formadores de  professores para implantação da BNCC; identificar que são  estes professores formadores  de professores no contexto da aprendizagem da BNCC  NA ESCOLA; descrever  saberes que os professores formadores  em relação a BNCC e descrever  como organizam o processo de formação da BNCC para os professores da escola. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza abordagem qualitativa (MINAYO, 2007), de caráter etnometodológico  (Coulon, 2005). O aporte teórico se respalda na teoria crítica, enfatizando os aspectos   epistemológicos da formação de professores (Zeichner 1993; Nóvoa,1995; Pimenta, 1997; Garcia,1999; Schön, 2000; Perrenoud, 2001; Pelissari, 2007,Carvalho, 2007,  Formosinho, 2009; Contreras,2012; Melo, 2014; Tardif, 2014,  dentre outros. Os participantes são seis professores formadores  que participaram do curso de formação.   As técnicas de produção dos dados são o questionário, entrevista semiestruturada  e a observação participante subsidiada pelo diário de campo. A análise dos dados será subsidiada em Bardin (2011). A pesquisa se encontra em andamento. A ideia é  refletir sobre  a formação continuada de professores sob o olhar de quem realiza estas formações: o professor formador,  assim como discutir sobre cuja identidade, a aquisição de conhecimentos e como elabora  seus saberes ocorre,  considerando seu investimento pessoal e disponibilidade para rever-se.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo ao Programa - 2645480 - MUGIANY OLIVEIRA BRITO PORTELA
Notícia cadastrada em: 15/06/2020 11:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 20/04/2024 13:01