Banca de QUALIFICAÇÃO: MAGNALDO DE SA CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAGNALDO DE SA CARDOSO
DATA: 04/08/2020
LOCAL: on-line
TÍTULO: Entre trajetórias e vidas: História do Centro de Tecnologia da UFPI
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação. Trajetórias de Vidas de Professores. Centro de Tecnologia- UFPI.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Este trabalho historiográfico tem como objeto a trajetória histórica do Centro de Tecnologia-CT, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no período de 1975, ano de criação do referido centro, a 2007, quando ocorreu a implantação do programa REUNI. Traz como objetivo geral, investigar a trajetória histórica do Centro de Tecnologia da UFPI, a partir da trajetória de vida de professores, enfocando desde os processos de formação e estrutura do CT às contribuições do REUNI. O problema de pesquisa investigado foi: de que maneira o Centro de Tecnologia da UFPI se constituiu como espaço de formação e profissionalização ao longo de sua trajetória histórica? Como objetivos específicos, a pesquisa traçou: analisar narrativas de trajetória de vida dos professores e seus significados na constituição da história do CT; caracterizar programas institucionais que impactaram em novos paradigmas educacionais no CT; e mostrar como se realizou a criação dos novos cursos superiores no Centro de Tecnologia. O estudo defende a tese de que a trajetória histórica do Centro de Tecnologia da UFPI se relaciona com os investimentos, apropriações e significados da profissão docente, em um processo de desenvolvimento institucional, profissional e pessoal. Trata-se de uma pesquisa histórica e documental, de abordagem qualitativa, no campo da História Cultural, mediante o desenvolvimento da técnica de produção de narrativas de história de vida, tendo a participação de onze professores. Como fundamentação teórica, a pesquisa contempla, dentre outros: Chartier (1990), nos fundamentos teóricos em História Cultural; Nóvoa (1995), nos estudos dos professores e as histórias da sua vida; nos aportes sobre cultura escolar e memória, contribuições de Halbwachs (2004) e Julia (2001); no âmbito da formação e da profissionalização docente, o trabalho se referencia nos postulados de Tardif (2011), Imbernón (2010), Pimenta e Anastasiou (2002). A pesquisa revela a importância da trajetória histórica do CT e sua relação com a formação e o desenvolvimento profissional de seus professores, culminando na ampliação e no fortalecimento do centro inclusive com a oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu.

Presidente - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES