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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LUIZA FLORIANO DE MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA LUIZA FLORIANO DE MOURA
DATA: 09/10/2020
HORA: 14:30
LOCAL: VIRTUAL_MEET
TÍTULO: PRÁTICA EDUCATIVA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: NARRATIVIDADE SOBRE SABERES E FAZERES
PALAVRAS-CHAVES: Prática Educativa. Docência. Ensino Superior. Professor Iniciante.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A prática educativa merece uma análise criteriosa por se constituir na atividade que materializa a educação em diferentes contextos e em diversos formatos (como atividade sistemática, formal ou como atividade informal). Essa prática é uma atividade intencional, que de acordo com Freire (1999) caracteriza-se como formadora e especificamente humana. Em relação à prática educativa que se desenvolve no Ensino Superior aparece como instrumento para garantir a formação e as aprendizagens dos estudantes, sendo pautada em saberes fundamentais que se volta para o alcance de uma educação de qualidade. O cenário da prática é repleto de atores que dão sentido e forma para o delineamento das inúmeras situações que acontecem nesse contexto da prática educativa. Um dos personagens é o professor iniciante, profissional este que se encontra em uma fase tão significativa na construção da identidade docente e na constituição de sua docência. Dessa maneira, o presente estudo está relacionado à linha de pesquisa acerca da Formação Docente e Prática Educativa, apresentando como objeto de investigação a seguinte questão problema: Como se configura o pensamento de professores do ensino superior, em início de carreira, no desenvolvimento da prática educativa quanto aos saberes e aos fazeres envolvidos na docência, considerando as condições objetivas e subjetivas? Desse modo, apresenta como objetivo geral analisar o pensamento de professores do ensino superior, em início de carreira, no desenvolvimento da prática educativa quanto aos saberes e aos fazeres envolvidos na docência, considerando as condições objetivas e subjetivas. Nesse sentido, a pesquisa delineia-se, considerando os seguintes objetivos específicos: a) Compreender o que pensam professores em início de carreira no desenvolvimento da prática educativa quanto à docência no ensino superior; b) caracterizar a prática educativa de professores em início de carreira quanto aos aspectos teóricos e metodológicos da docência no ensino superior; c) identificar os saberes e os fazeres de professores em início de carreira em relação à docência, no desenvolvimento da prática educativa no ensino superior; e d) descrever, à luz do pensamento de professores em início de carreira, os cenários de ocorrências da docência no desenvolvimento da prática educativa no ensino superior. Apresenta como tese a conjectura de que a prática educativa apresenta singularidades no que concerne à docência de professores iniciantes no ensino superior, considerando que sua materialidade tem como suporte o pensamento do professor e as condições objetivas e subjetivas no desenvolvimento de seus saberes e fazeres. O embasamento teórico referenda-se nas contribuições de Pimenta e Anastasiou (2014), Tardif e Lessard (2008), Freire (1996; 1999), Franco (2002; 2016), Libâneo (2013), Gaeta e Masetto (2013), Nóvoa (2019), Tardif e Raymond (2000), Huberman (1995), Perrenoud (2002), entre outros. Apresenta como suporte metodológico a pesquisa narrativa, de acordo com os pressupostos do método autobiográfico, segundo Abrahão (2003), Josso (2004), Souza (2004, 2014), dentre outros. Por meio da narratividade, é possível se conhecer a subjetividade dos sujeitos que são pesquisados. Suas histórias de vida, seus relatos ou até mesmo a transmissão de histórias vividas são aspectos que podem ser analisados dentro deste método. Na perspectiva da técnica de produção de dados, a referida pesquisa define como procedimentos a entrevista narrativa e o diário reflexivo, conforme orientações de Appel (2005), Freitas e Medrado (2013), entre outros. Em relação aos sujeitos do estudo, conta com a participação de oito professores-colaboradores, selecionadas de acordo com os seguintes critérios: formação em nível superior, ser professor do ensino superior; ter como tempo de exercício profissional no ensino superior (até seis anos de atuação profissional neste nível de ensino), conforme nos define Tardif e Raymond (2000) e ser professor iniciante no ensino superior. A análise de dados realizada foi à proposta por Souza (2004) e Ricoeur (1996), intitulada interpretativa-compreensiva, na qual mostra que o desenvolvimento da docência no ensino superior demarca saberes e fazeres da prática educativa, como por exemplo a constituição da professoralidade no início da carreira. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Externo ao Programa - 1167864 - MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES
Externo à Instituição - ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA - UNEB
Externo à Instituição - IONE DA SILVA CUNHA NOGUEIRA - UFMS
Notícia cadastrada em: 03/09/2020 15:33
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