Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DE ASSIS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO DE ASSIS SANTOS
DATA: 27/10/2020
LOCAL: Webconferência - Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA: A EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO DA ECOESCOLA THOMAS A KEMPIS EM PEDRO II - PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Educação do campo. Prática interdisciplinar. Agroecologia.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural

As políticas de educação implementadas no campo foram historicamente marcadas por processos educativos desvencilhados da realidade local, onde predomina a reprodução de conteúdos desprovidos de significados para o educando e à comunidade escolar. Em contraposição a este projeto educativo desconectado da vida real, que se põe a serviço da manutenção dos interesses das classes dominantes, os movimentos sociais vêm construindo o projeto de educação do campo, vinculados aos princípios da Educação Popular, que trabalha na perspectiva de proporcionar uma formação crítica, ancorada no diálogo e na problematização, visando, por parte dos educandos, o desenvolvimento da consciência de si e do mundo. A materialização dessa intencionalidade poderá ser dinamizada a partir da vinculação dos processos educativos com as lutas dos camponeses/as na defesa de outro projeto de desenvolvimento associado a agroecologia e a conquista de uma vida digna no campo. Diante deste contexto, nossa investigação está sendo desenvolvido na Ecoescola Thomas a Kempis, localizada na zona rural do município de Pedro II-PI, que desenvolve práticas educativas, na perspectiva da Educação do Campo, voltadas à reflexão crítica e à compreensão da realidade socioeconômica, política, cultural do semiárido. Neste caso, a pesquisa a partir da seguinte problemática: quais as contribuições políticas, pedagógicas e epistemológicas da agroecologia para a construção interdisciplinar do conhecimento no contexto das práticas educativas da Ecoescola? Além disso, temos como objetivo geral: Analisar as contribuições políticas, pedagógicas e epistemológicas da Agroecologia para a construção interdisciplinar do conhecimento no contexto das práticas educativas da Ecoescola. As reflexões desenvolvidas nesta pesquisa estão referenciadas nos estudos de Caldart (2012; 2017), Freire (1987); Gliessman (2012); Hecht (1999), Gomes (2011); Caporal, Costabeber e Paulus(2011); Monteiro (2012), dentre outros/as. O processo de investigação está sendo construído com base na pesquisa qualitativa, a partir da abordagem crítico dialética, na qual serão utilizadas como instrumentos de construção dos dados: a pesquisa documental, a entrevista e a roda de diálogo. A sistematização e análise dos dados serão realizadas a partir das contribuições teóricas da Análise de Conteúdo, fundamentada em Bardin (1977).

Presidente - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Interno - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Externo à Instituição - MARIA DO SOCORRO SILVA - UFCG