Banca de QUALIFICAÇÃO: ÁGATA LAISA LAREMBERG ALVES CAVALCANTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÁGATA LAISA LAREMBERG ALVES CAVALCANTI
DATA: 30/09/2020
LOCAL: sala virtula
TÍTULO: CONECTANDO SABERES NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CEAD/UFPI: UM ESTUDO NETNOMETODOLÓGICO NO AMBIENTE VIRTUAL SIGAA
PALAVRAS-CHAVES: Ciberespaço. SIGAA. Educação a Distância. Netnometodologia. Pedagogia. TDIC.
ÁREA: Educação

A presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em nossa sociedade abriu portas para novos caminhos. Ao adentrar o cenário educacional, as TDIC possibilitaram novas formas de ensinar e aprender, oferecendo ferramentas para professores e alunos aperfeiçoarem tempo e espaço, na modalidade à distância. Logo, é preciso pensar as relações entre os indivíduos e as tecnologias, em um universo cada vez mais conectado ao processo de ensino e aprendizagem virtual. Esta pesquisa teve como objeto de estudo o ambiente virtual de aprendizagem na formação de professores a distância. O processo de investigação foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Piauí, EM decorrência dos estudos realizados no Núcleo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP). O objetivo geral foi analisar o ambiente virtual SIGAA como ciberespaço de construção de sabres, no curso de Pedagogia à distância, do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), da Universidade Federal do Piauí. Especificamente, objetivou caracterizar a prática educativa, no ambiente virtual SIGAA referente à formação do pedagogo à distância da UFPI. Como nos debruçamos para compreender as práticas formativas neste ciberespaço e em razão da incipiência da literatura, foi necessário, também, delinear os fundamentos da perspectiva de teórico-metodológica utilizada, ou seja, da Netnometodologia. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, na perspectiva da Netnometodologia, que se fundamenta nos princípios da Etnometodologia e da Netnografia (BOGDAN; BIKLEN, 1994; COULON, 1995; GIL, 2010, 2008; KOZINETS, 2017, 2015, 2014; COULON, 2017, 1995). O campo de estudo são as TDIC e a formação docente  (SOUSA, 2011, SARAIVA, 2010,  PRADO, 2006. LÉVY, 2009;  PRADO E ALMEIDA, 2009; TARDIF, 2008; KENSKI, 2004; THERRIEN, 200; Nóvoa,1992), dentre outros. O lócus de estudo foi a plataforma SIGAA, utilizada como ambiente virtual nos cursos da UFPI, sobremodo no Curso de Pedagogia do CEAD/UFPI. Os participantes foram 23 (vinte e trinta e três) alunos e 3 (três) tutores, totalizando 26 (vinte e seis) participantes, vinculados ao Polo de Floriano-PI. Os foram produzidos por meio do questionário online, da  observação netnometodológica e da entrevista coletiva. Utilizamos a análise de conteúdo, para categorização dos dados (BARDIN, 2011) e compreensão da rede interativa de saberes estabelecidas entre os participantes. A interpretação ancora-se na hermenêutica (MINAYO, 2006; STEIN, 2015). Os resultados evidenciaram que o SIGAA, como ciberespaço de formação constituiu-se em um ambiente que mobiliza saberes docente possibilitando aos sujeitos dar sentido as suas práticas, através da dinâmica de interação no ambiente virtual. No entanto, ele ainda apresenta limitações enquanto ferramenta pedagógica, que necessita ser adaptada as novas configurações do processo formativo, de forma, a aproximar e professor, tutor e aluno, para que promova a aprendizagem significativa e de qualidade no ensino a distância. O estudo possibilitou, também, uma reflexão acerca da construção do conhecimento no AVA, sobre as TDIC no processo de ensino e aprendizagem e acerca das mudanças na prática pedagógica ocasionadas pelas tecnologias, que validam as práticas no contexto educacional, ampliando o campo das  TDIC, da formação docente e da epistemologia da prática profissional docente.

Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL