Banca de QUALIFICAÇÃO: KLLENNE LYS SILVA BASTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KLLENNE LYS SILVA BASTOS
DATA: 16/12/2020
LOCAL: forma remota
TÍTULO: DO NORMAL REGIONAL ÀS LICENCIATURAS CURTAS: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM IMPERATRIZ – MA (1960-1981)
PALAVRAS-CHAVES: Curso Normal. Formação de Professores. História da Educação.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Este trabalho é um estudo de História da Educação que versa sobre a Formação de Professores em Imperatriz (MA), no período entre 1960 e 1981. O objetivo geral desta pesquisa é construir uma história e memória da formação de professores em Imperatriz – MA, do Curso Normal Regional às Licenciaturas Curtas, entre 1960 e 1981. Examina por que e como se deu o processo de criação e expansão dos cursos de formação de professores em Imperatriz. Analisa o funcionamento dos cursos de formação de professores em suas dimensões curricular, espacial e temporal. Investiga traços da cultura escolar nos cursos de formação de professores em análise. Definimos como recorte temporal inicial desta pesquisa o ano de criação do primeiro curso de formação de professores na cidade de Imperatriz, o Curso Normal Regional Santa Teresinha, em 1960, embora as aulas tenham iniciado em 1961. Como recorte temporal final foi delimitado o ano de 1981, sendo este o ano de instalação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em Imperatriz, ofertando os cursos de  Licenciatura Curta em Letras, Estudos Sociais e Ciências. O enfoque da pesquisa é qualitativo e historiográfico. O percurso metodológico adotado é o da pesquisa histórica, mais especificamente da Nova História Cultural, sendo uma pesquisa bibliográfica e documental. Como fontes, utilizamos: documentos oficiais, legislação educacional, autobiografias, livros de história do município, atas de resultados finais, fichas de matrículas, históricos escolares, certificados, diplomas, boletins de notas,  regimentos e resoluções de curso, grade curricular, bem como fotografias pertencentes a acervos públicos e particulares, entrevistas semiestruturadas e questionários. Nesse sentido, a partir da ampliação do conceito abordado pelos Annales acerca dos documentos, há a possibilidade fazer o cruzamento entre as fontes documentais e as narrativas orais. Os aportes teóricos que embasam a pesquisa, nas seguintes categorias e autores, são: Cultura Escolar – Julia (2001), Souza (2008); Formação de Professores – Tanuri (2000); História – Barros (2004), Burke (1992), Prost (2012); Nova História Cultural - História da Educação e Formação de Professores de Imperatriz – Almada (2005), Barros (1996), Cruz (2012); História Oral e Memória – Bosi (1994, 2003), Halbwachs (1990), Le Goff (2003), Meihy e Holanda (2010); Instituições Escolares – Gatti Jr e Pessanha (2005), Nosella e Buffa (2009), entre outros. Como resultado parcial, estando ainda em andamento a análise, desta pesquisa, podemos identificar a relevância da criação e expansão dos cursos de formação de professores em Imperatriz para a docência no ensino primário e posteriormente, com a Lei nº 5.692/71, para a docência no ensino de 1º Grau. A criação e expansão dos cursos de formação de professores não ocorreu de forma linear no Brasil, inclusive no Estado do Maranhão. Imperatriz, pela sua localização, distante mais de 600km da capital, esteve em condição de isolamento até a construção da Belém-Brasília BR 010. Com a chegada de pessoas oriundas de vários Estados brasileiros, houve um aumento significativo da população imperatrizense, impulsionando a expansão da escolarização e dos cursos de formação de professores.

Presidente - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Externo à Instituição - MARILEIA SANTOS CRUZ DA SILVA - UFMA