Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMARA MARIA VIANA DA SILVA LACERDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMARA MARIA VIANA DA SILVA LACERDA
DATA: 15/12/2020
LOCAL: forma remota
TÍTULO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO PIAUÍ (1967 – 1999)
PALAVRAS-CHAVES: história da educação. prática pedagógica. escola técnica. formação de professores.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Esse estudo é intitulado a Prática Pedagógica dos Professores da Educação Profissional da Escola Técnica Federal do Piauí (1967 – 1999) e tem como problema de pesquisa: de que forma se constituíram e efetivaram as práticas pedagógicas dos professores das disciplinas específicas do ensino profissionalizante da Escola Técnica Federal do Piauí (ETFPI), no período de 1967 a 1999? O recorte temporal deste estudo inicia em 1967, ano em que a Escola Industrial Federal do Piauí passou a ser denominada Escola Técnica Federal do Piauí, e finaliza em 1999, quando foi assinado o Decreto de 22 de março de 1999, pelo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso que autorizava a transformação da Escola Técnica Federal do Piauí em Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí. O objetivo geral é: analisar a prática pedagógica dos docentes das disciplinas específicas do ensino profissionalizante da Escola Técnica Federal do Piauí, no período de 1967 a 1999. Optamos pela pesquisa historiográfica, sendo utilizada como abordagem teórico-metodológica, a Nova História Cultural. Para coletar as informações necessárias à realização deste trabalho foi realizado levantamento bibliográfico a fim de alcançar os objetivos propostos, sustentando-se na fundamentação teórica de autores, como: Burke (1992), Cunha (2000), Halbwachs (1990), Brito (1996), Rodrigues; Rego (2009), Magalhães (2004), Mendes (2003), entre outros. Foi realizada ainda pesquisa documental em fontes hemerográficas e documentais, tais como: leis, decretos e resoluções do Governo Federal, bem como correspondências, atas, regimentos, fotografias, portarias, relatórios e demais documentos da Escola Técnica Federal do Piauí, guardados no Arquivo da própria Escola Técnica, atual Instituto Federal do Piauí que possui acervo documental relevante para pesquisa. Para conhecimento do que se veiculava sobre a escola pesquisada na imprensa local  realizamos pesquisas nos Jornais “do Piauí”  e “O Dia” que se encontram no Arquivo Público do Estado – Casa Anísio Brito. Além da pesquisa documental, utilizamos a História Oral através de entrevistas temáticas com 20 (vinte) sujeitos, compreendidos pelas categorias: ex-alunos, professores ou ex-professores, ex-coordenadores ou ex-diretores do período estudado. O critério de escolha considera a inserção dos sujeitos na Escola Técnica Federal do Piauí no período analisado e nas categorias elencadas, bem como a adesão dos mesmos na pesquisa, sendo garantido o anonimato dos sujeitos. Do estudo empreendido até o momento constatamos que no período de 1967 a 1999 a prática pedagógica dos docentes das disciplinas específicas do ensino profissionalizante da Escola Técnica Federal do Piauí fundamentou-se nas políticas educacionais e nos regimentos que direcionavam suas práticas, e também nos saberes experienciais dos docentes, saberes estes produzidos por meio das práticas pedagógicas experienciadas no seu processo formativo escolar e profissional, na sua área de atuação e na formação continuada recebida na ETFPI.

Presidente - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA