Banca de QUALIFICAÇÃO: WALDIRENE PEREIRA ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALDIRENE PEREIRA ARAUJO
DATA: 08/12/2020
LOCAL: Centro de Ciências da Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação
TÍTULO: Da formação cultural escolar à constituição dos processo identitários dos jovens:
PALAVRAS-CHAVES: Prática Educativa. Formação Cultural. Processos Identitários. Juventude.
ÁREA: Educação

Esta pesquisa discute a formação cultural escolar dos jovens e as relações dessa formação com a constituição de seus processos identitários pessoais e de cidadãos. Partimos do pressuposto que as juventudes se encontram envolvidas em um número expressivo de questões sociais, culturais, educacionais e econômicas, as discussões em torno dessa temática apontam para a necessidade de uma reflexão crítica acerca das especificidades que definem o jovem no bojo das relações socioeducacionais. Apresentamos o seguinte problema: como são estabelecidas as relações entre a formação cultural escolar e a constituição dos processos identitários dos jovens? O objeto de estudo, desta pesquisa é a formação cultural das juventudes e a constituição de seus processos identitários. Para o desenvolvimento da proposta e desdobramento da pesquisa, utilizamos as seguintes questões norteadoras: quais as concepções de cultura dos jovens? Como se compreende a formação cultural escolar dos jovens? Quais são as relações entre a formação cultural dos jovens e a constituição de seus processos identitários? Esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar a formação cultural escolar dos jovens, explicitando as relações dessa formação com a constituição de seus processos identitários pessoais e de cidadãos; objetivos específicos: compreender as definições conceituais e práticas de cultura que permeiam o cotidiano escolar relacionando-as com a formação cultural dos jovens; caracterizar a formação cultural dos jovens no contexto educacional, através de práticas de conhecimento e autoconhecimento dos sujeitos da ação educativa; identificar como a formação cultural de jovens influencia nas relações estabelecidas nos seus processos identitários. O referencial teórico utilizado é pautado na abordagem fenomenológica hermenêutica tendo como princípios a intencionalidade e a consciência relacionados às juventudes. O estudo está fundamentado nas discussões de Certeau (2011), Dayrell (1992, 2006, 2016), Forquin (2003), Geertz (1989), Husserl (1990 2001), Larrosa (2002, 2006), Levi e Schimitt (1996), Pais (1997), dentre outros. Como metodologia de investigação, optamos pela entrevista compreensiva, utilizada para a análise do objeto de estudo, com o levantamento de questões teóricas, ideológicas e filosóficas inerentes à pesquisa social. As entrevistas foram utilizadas para análise do processo de formação cultural escolar dos jovens e a constituição dos seus processos identitários, foram desenvolvidas as sessões do grupo focal, na perspectiva da compreensão das dimensões da formação cultural e processo identitário, a partir das contribuições de Ardoino (1998), Augé (1999), Barbier (1998), Barbour (2009), Elias (1994), Gatti (2005) Kaufmann (2013),   A relevância dessa discussão é justificada por tratar-se do estudo sobre a formação cultural escolar do jovem e a constituição de seus processos identitários na perspectiva de oportunizar maior visibilidade na formação de um sujeito que pense e viva a realidade atual como sujeitos participativos, hábeis na leitura do mundo e ativos na resolução de situações problemas.

Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO