Banca de DEFESA: LAYS CRISTINE SOARES DE CARVALHO

DISCENTE: LAYS CRISTINE SOARES DE CARVALHO
DATA: 08/03/2021
LOCAL: Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: “A PESQUISA ESTÁ SEMPRE RELACIONADA A PRÁTICA”: SIGNIFICADOS SOCIAIS ACERCA DO PROFESSOR PESQUISADOR DESENVOLVIDAS EM PESQUISAS
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Professor pesquisador. Epistemologia da prática. Professor reflexivo
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Este estudo em nível de mestrado e vinculado à linha de pesquisa Formação Humana e Processos Educativos do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí busca analisar as pesquisas que discutem a perspectiva formativa do professor como pesquisador, uma vez que ela envolve determinada compreensão acerca da profissão docente e tem orientado a formação de professores, sobretudo, os que atuam na Educação Básica. Nesse sentido, esta pesquisa parte do seguinte problema: Que significações vêm se desenvolvendo nas pesquisas acerca do professor pesquisador? Tem como objetivo geral investigar as significações que vêm se desenvolvendo nas pesquisas acerca do professor pesquisador. Como objetivo específico, busca-se: 1) Identificar a gênese e o desenvolvimento do professor pesquisador presente nas pesquisas; 2) Analisar a significação de pesquisa presente na epistemologia que fundamenta a concepção do professor como pesquisador e nas pesquisas desenvolvidas; 3) Identificar as implicações do movimento professor pesquisador nos processos formativos de professores. Esta pesquisa se orienta teórico-metodologicamente no Materialismo Histórico Dialético e nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural a partir das contribuições de Vigotski (2001, 2009, 2010). A discussão sobre professor pesquisador está ancorada no diálogo produzido por Lüdke (2001), Santos (2001), André (2001), Pio (2016), Ferreira (2018), Silva (2015), Simas (2018). Realizou-se a busca das pesquisas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no banco de dados do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no banco de revistas/periódicos da Scielo. Destas buscas foram selecionados 12 trabalhos entre Dissertações, Teses e Artigos que tinham relação com o objetivo deste estudo, dos quais analisamos 3 para atingir a os objetivos propostos.  As pesquisas foram analisadas a partir da proposta da Análise Textual Discursiva em Moraes (2003, 2011) seguindo as etapas da unitarização, categorização e captação do novo emergente conforme propõe o autor. A análise acerca das pesquisas realizadas apontam significações de que ser professor pesquisador é investigar sobre a própria prática, tal profissional precisa ser questionador da realidade. Além disso, as pesquisas evidenciam significações sobre a necessidade da formação continuada está sempre voltada para a formação do professor pesquisador. Tais estudos revelam uma discussão pragmática acerca do professor pesquisador, sobretudo, baseada numa concepção abstrata de prática, ou seja, a prática sem o apoio da teoria. As significações que vêm se desenvolvendo nas pesquisas acerca do professor pesquisador deixam de lado o caráter histórico e existencial da pesquisa, esta última acontece quando o pesquisador ao questionar acerca da realidade a ser investigada desenvolve sua especulação sem ter como referência o homem que é, nesse caso, o sujeito do ato investigador. O movimento professor pesquisador revelou que a formação desse profissional é esvaziada da teoria científica partindo da concepção de que os conhecimentos advindos da prática e da sala de aula são suficientes para se tornar professor pesquisador.

Presidente - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Externo à Instituição - GIOVANA MARIA BELÉM FALCÃO - UECE