Banca de DEFESA: DENILSON PEREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENILSON PEREIRA DA SILVA
DATA: 25/03/2021
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação por videoconferência
TÍTULO: O Perfil Formativo dos Docentes de Física no Piauí: um Estudo Longitudinal
PALAVRAS-CHAVES: Perfil Formativo. Política Educacional. Ensino Médio. REUNI. RFEPT
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Sistemas Educacionais

A tese investigou o perfil formativo dos professores de Física que atuam no Ensino Médio no estado do Piauí após uma década da criação e expansão do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPT), que foi estabelecido pelo Decreto Presidencial nº 6093/07 e pela Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, respectivamente, fazendo parte do REUNI a Universidade Federal do Piauí e da RFEPT o Instituto Federal do Piauí (IFPI), tendo em consideração o que exige a LDB nº 9.394/96 que apresenta a formação mínima exigida para a função, problematizando os elementos compatíveis e divergentes entre o marco legal e o perfil formativo encontrado. Para a realização do estudo optou-se pela abordagem quali-quantitativa, sendo uma pesquisa descritivo-analítica, documental e bibliográfica, pois foram realizados levantamentos de dados secundários do quantitativo de turmas e docentes que atuam no Ensino Médio no estado do Piauí nos anos de 2008 a 2017, tendo como fonte de dados os Microdados do Censo Escolar da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP). Para extração dos dados, foi utilizado o Programa Statistical Package for the Social Siences (SPSS). O embasamento teórico da pesquisa está pautado, principalmente, em Ferreira (2011), Gatti (2008, 2009, 2010, 2012, 2019), Libâneo (2015), Maués (2003, 2008), Pinto (2014), Orsano (2016). Também foi realizado levantamento do número de oferta de vagas, ingressantes e número de formandos das IES ofertantes dos cursos de Licenciatura Plena e Bacharrelado em Física no estado do Piauí dos anos de 2008 a 2017. Os números revelaram que há ingressos de novos alunos no curso de Física em número satisfatório em todas as IES que fazem oferta no Estado, que a evasão e baixo número de formados é uma constante, que falta professores com formação em Física para atuação nas redes pública e privada, indicando falta de atratividade para a profissão docente e continuidade na tendência de escassez de professores. Apesar disso houve um avanço no número de docentes com Licenciatura Plena em Física, comparando o ano de 2008, após a criação do REUNI e da RFEPT, com a década seguinte, o ano de 2017, todavia esse avanço ainda se mostra distante da meta proposta no PNE e da exigência da LDB, mostram ainda que houve um crescimento no número de docentes com Especialização e Mestrado no comparativo de uma década.

Presidente - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES