Banca de QUALIFICAÇÃO: ADEMIR MARTINS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADEMIR MARTINS DE OLIVEIRA
DATA: 19/07/2013
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO:

História e Memória da Formação de  Professores do Alto Médio Gurguéia: Escola Normal Helvídio Nunes de Barros.

PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Escola Normal Helvídio Nunes de Barros. Normalistas. Ordem Mercedária. Piauí.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Este trabalho é um esforço de conhecer a história da formação de professores do Alto Médio Gurguéia, região sul piauiense, especificamente a Escola Normal Helvídio Nunes de Barros (ENHNB), fundada em 1970 e que formou profissionais da educação até 2001, sendo assim esse período é o recorte temporal dessa pesquisa. Além de conhecer essa história tivemos a preocupação de saber o quanto esta instituição escolar colaborou com o crescimento de Bom Jesus e região. Para isso, fizemos também um resgate do trabalho da Ordem Mercedária na área educacional no Piauí, de uma vez que essa instituição religiosa foi quem fundou a referida escola normal. Foram utilizados como aportes teóricos os referenciais da Nova História Cultural, respaldados nos conceitos de Jacques Le Goff, Maurice Halbwachs, Michel de Certeau, Paul Thompson, Peter Burke, Roger Chartier. Também utilizaremos pesquisadores da área da educação Carlos Monarcha , Dario Ragazzini, Décio Gatti Júnior, Ester Buffa, Justino Magalhães, Maria do Amparo Borges Ferro.Também utilizamos outros estudiosos do campo da história da educação, da História do Piauí e da Ordem Mercedária. Iniciamos a pesquisa por uma revisão bibliográfica, em seguida fizemos um análise documental (aqueles produzidos pela Escola Normal, dos arquivos diocesanos e outros que pudessem servir para nossa fundamentação). Realizamos entrevistas com alunas, professoras e diretores que estudaram ou trabalharam na ENHNB. Assim pudemos conhecer a dinâmica da escola no que diz respeito a sua cultura escolar, o material didático, a didática aplicada pelos professores, ao espaço utilizado, em fim tudo que poderia nos ajudar a alcançar melhor o nosso objetivo. Dentre as conclusões da pesquisa vimos que a história dessa instituição foi marcante em Bom Jesus e na região; houve um fortalecimento na região do Alto Médio Gurguéia no âmbito educacional a partir do trabalho da ENHNB, podendo atender a demandas das escolas da diocese, das escolas municipais e das estaduais.

Presidente - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Notícia cadastrada em: 17/07/2013 12:17