Banca de QUALIFICAÇÃO: CAIO VELOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAIO VELOSO
DATA: 25/06/2021
LOCAL: Defesa Remota
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO E DA PRÁTICA DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento Profissional; Formação de Professores de Biologia; Práticas docentes.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

RESUMO

Desenvolvimento profissional, formação e prática docente do professor de Biologia são núcleos temáticos que merecem destaque quando se pensa em melhorar a qualidade da Educação. Nessa perspectiva, o presente estudo parte do problema de pesquisa: como se dá o desenvolvimento profissional dos professores de Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Codó no contexto da formação e da prática docente? O objetivo geral consiste em analisar o desenvolvimento profissional dos professores de Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Codó no contexto da formação e da prática docente. São objetivos específicos: desvelar o perfil dos professores de Biologia do IFMA – Campus Codó; caracterizar o processo formativo inicial e continuado desses professores; descrever as práticas docentes dos professores de Biologia do IFMA – Campus Codó; e analisar as contribuições da formação para o processo de desenvolvimento profissional do professor de Biologia e para a ressignificação da prática docente. O embasamento teórico apoia-se em autores que abordam os núcleos temáticos em análise, com destaque para Day (2001), Franco (2016), Gatti (2016, 2019, 2020), Imbernón (2006, 2009, 2010), Marcelo (2009), Mendes Sobrinho (2006, 2007, 2014), Vaillant e Marcelo (2012). Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é qualitativa narrativa (auto)biográfica, fundamentada em Brito (2010, 2021), Clandinnin e Cornely (2011), Josso (2010), Passeggi (2008) e Souza (2004, 2007, 2014), com a utilização do memorial autobiográfico e da entrevista narrativa como dispositivos para a produção de dados. Colaboraram com a investigação cinco professores Licenciados em Ciências Biológicas ou Ciências com habilitação em Biologia que ministram aulas em turmas de Educação Profissional Técnica de nível Médio no IFMA – Campus Codó, servidores permanentes da instituição, fazem parte da carreira de magistério federal do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e estão em efetivo exercício há, pelo menos, cinco anos. Os dados foram analisados com suporte na análise compreensiva-interpretativa e apoiados em cinco unidades de análise: perfil dos professores de Biologia do IFMA – Campus Codó; formação inicial do professor de Biologia: contributos e desafios; formação continuada do professor de Biologia: aportes e dificuldades; prática docente para o ensino de Biologia; e contribuições da formação docente para o desenvolvimento profissional e para a ressignificação da prática docente. Em relação ao perfil dos professores colaboradores, o tempo de atuação na docência varia de 8 a 19 anos; compõem a equipe docente do IFMA de 6 a 12 anos; trabalham em regime de 40h ou 40h com dedicação exclusiva; possuem mestrado e dois têm doutorado. Quanto aos conhecimentos construídos pelos colaboradores da pesquisa, foram evidenciadas as contribuições e os desafios advindos da formação docente inicial e continuada. Explicitaram que a prática docente para o ensino de Biologia convém envolver as necessidades, percepções e contextos sociais dos educandos; e que as atividades propostas diversifiquem estratégias e recursos didáticos para que as aulas não se tornem acríticas e desvinculadas do cotidiano. Assim, à medida que o professor se desenvolve profissionalmente, por meio das atividades formativas, suas práticas melhoram e, consequentemente, facilitam a aprendizagem dos educandos, um dos objetivos da educação. Por meio da investigação, foi possível confirmar a tese de que o processo formativo inicial e continuado contribui para o desenvolvimento profissional do professor de Biologia e, consequentemente, para a ressignificação da prática docente.

Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO