Banca de DEFESA: WALDIRENE PEREIRA ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALDIRENE PEREIRA ARAUJO
DATA: 30/06/2021
LOCAL: Centro de Ciências da Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação
TÍTULO: Da formação cultural escolar à constituição das identidades: percepções das juventudes nas relações socioeducacionais
PALAVRAS-CHAVES: Formação Cultural Escolar. Processos Identidades. Juventudes.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Esta pesquisa discute a formação cultural escolar dos jovens e as relações dessa formação com a constituição de suas identidades, tendo como objeto de estudo a formação cultural escolar das juventudes e a constituição de suas identidades. Para seu desenvolvimento apresenta a questão: quais relações são estabelecidas pelos jovens entre sua formação cultural escolar e a constituição de suas identidades? O pressuposto é que os fatores sociais e culturais podem ser decisivos na formação cultural escolar dos jovens e na constituição de suas identidades, representando a perspectiva de mudança e possuindo um potencial positivo na revitalização social. Tem como objetivo compreender os sentidos atribuídos pelos jovens no que concerne à relação entre a formação cultural escolar e a constituição de suas identidades. Desenvolveu-se pautada na abordagem epistemológica fenomenológica hermenêutica dando destaque aos princípios das concepções e práticas dos jovens. Seu referencial teórico fundamenta-se nas discussões de Augé (1999), Barbour (2009), Bourdieu (1996, 2008), Dayrell (1992, 2006, 2016), Elias (1994), Forquin (2003), Gatti (2005), Geertz (1989), Husserl (1990 2001), Larrosa (2002, 2006), Matos (2003, 2007), Pais (1997), Silva (2006, 2012), dentre outros. Para sua efetivação utiliza a metodologia da Entrevista Compreensiva na perspectiva de Kauffmann (2013), com delineamento dos princípios teóricos metodológicos: da multirreferencialidade (ARDOINO, 1998), da escuta sensível (BARBIER, 1998), do artesanato intelectual (MILLS, 1982, 2009), além da utilização dos dispositivos de produção de dados: sessões de grupo focal, roteiro da entrevista, entrevista gravada, perfil dos entrevistados, fichas de interpretação e planos evolutivos. Assim, tem como principal unidade de referência as falas de um grupo de jovens dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMA, Campus Caxias, os sinais, as imagens, os sentidos de suas experiências e vivências, os quais indicam relações entre a formação cultural escolar e a constituição de suas identidades, sendo a escuta o momento potencializador das interpretações. Sua concretização confere maior visibilidade à formação de jovens que pensem e vivam a realidade como sujeitos participativos, hábeis na leitura do mundo e ativos na resolução de situações problemas. Por fim, traz à tona não somente a diversidade e multiplicidade de valores, revelando a singularidade de cada um deles, contribuindo para a formação cultural escolar das juventudes, construindo uma compreensão do ser jovem em relação às formas de ser e estar no mundo.

Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO