Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURICIO RIBEIRO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURICIO RIBEIRO DA SILVA
DATA: 01/08/2013
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGED
TÍTULO:

INCLUSÃO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E CONFLITOS NO COTIDIANO ESCOLAR

PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada, informática na educação, inclusão digital.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

A inclusão da informática no contexto de sala de aula possibilita mudanças pedagógicas significativas no ensino, visto que, pode provocar a criação de ambientes facilitadores do processo de aprendizagem. A promoção dessas mudanças não depende somente da instalação dos computadores nas escolas é necessário repensar o espaço da sala de aula como também a preparação dos professores para atuarem nesses espaços de forma a facilitarem a utilização das novas tecnologias pelos alunos. Visto que, atualmente a informática vem sendo inserida de diversas formas na educação, em todos os níveis e modalidades de ensino. No presente trabalho buscou-se investigar se as concepções construídas sobre a inclusão digital na escola básica no processo de formação do professor, se traduz em implicações para a prática pedagógica, com o objetivo de analisar as concepções construídas no processo de formação sobre práticas usuais da Informática educativa na escola com vistas às implicações na prática pedagógica do professor; identificar as concepções dos professores sobre inclusão digital; Verificar como a informática educativa é utilizada na escola e sua correlação com a prática pedagógica e refletir os desafios enfrentados pelos professores quanto ao uso das novas tecnologias como ferramenta educativa. Para fundamentar teoricamente o estudo utilizou-se as reflexões de autores que discorrem sobre a temática evidenciada como: Valente (1996;1997; 1999), D'ambrósio (1989), Souza, (1999),  Moraes (2000), Freire E Prado (2000), Damasceno (2006), Brito (2008), Gómez (2011),  Franco, (2012) entre outros. Do ponto de vista metodológico nos apoiamos nos princípios da pesquisa qualitativa do tipo descritiva, focada no estudo de caso, tendo como aporte: Gil (2002), André (2005),  Yin (2005), Oliveira (2010), Richardson, (2010), (Weller; Pfaff, 2010), (Bardin, 2009; 2011). Os dados foram organizados em categorias e interpretados a luz da análise de discurso, fundamentado em Fairclough (2001), Orlandi (2005), Pêcheux (2008), (Bardin, 2009; 2011) e (Oliveira, 2010). Para traçar o perfil dos sujeitos o questionário foi utilizado. A entrevista semiestruturada serviu de instrumento para levantar dados sobre experiências formativas e concepções a cerca da utilização do computador na pratica pedagógica do professor, subsidiando à análise e compreensão do nosso objeto de estudo. O cenário de investigação foi o Centro de Ensino Médio de Tempo Integrado Franklin Dória localizado na cidade de Bom Jesus com a participação de onze docentes. Os dados foram organizados em categorias e interpretados a luz da análise de discurso,  os quais viabilizaram levantar as concepções dos sujeitos o que de forma prévia nos permite levantar que o computador além de promover a inclusão digital pode atuar como uma ferramenta a serviço de um projeto educacional, propiciando condições aos professores desenvolverem suas atividades através da realização de projetos ou atividades contribuindo assim com o enriquecimento de suas aulas.

Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo ao Programa - 422692 - GILDASIO GUEDES FERNANDES