• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

Banca de DEFESA: ERIKA GALVÃO FIGUERÊDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERIKA GALVÃO FIGUERÊDO
DATA: 26/08/2021
LOCAL: Sala de Webconferência
TÍTULO: PRÁTICA EDUCATIVA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ: ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Prática Educativa na Educação Física; Ensino Remoto e a Educação Física; Tecnologias de Informação e Comunicação
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

A presente pesquisa constitui-se de uma investigação sobre a prática educativa na Educação Física em tempos de pandemia Covid-19, nosso objeto de estudo enfatiza o ensino remoto mediado por Tecnologias de Informação e Comunicação. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Formação Docente e Prática Educativa, do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Pedagógicas Curriculares de profissionais da Educação (NIPPC) da Universidade Federal do Piauí. Em termos metodológicos, configura-se como uma investigação quanti-qualitativa do tipo pesquisa-ação-colaborativa. Para a análise quantitativa foi utilizado o programa Microsoft Excel e a etapa qualitativa teve como fundamento a análise argumentativa de discurso na perspectiva da nova retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2017), buscando com a empiria responder à questão norte do estudo: “Como o ensino remoto mediado por Tecnologias de Informação e Comunicação contribui para o desenvolvimento da prática educativa na Educação Física no contexto da pandemia Covid-19?”. De forma geral objetiva analisar o ensino remoto na Educação Física permeado pelo uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, visando a reconstrução da prática educativa no contexto da pandemia Covid-19. De modo especifico buscamos: a) caracterizar a prática pedagógica do professor de Educação Física no contexto da pandemia Covid-19; b) descrever o processo de aplicação das tecnologias de informação e comunicação utilizadas pelos professores nas atividades pedagógicas não presenciais; c) verificar como o ensino remoto favorece a reconstrução da prática educativa na educação física, em tempos de pandemia. Para ser desenvolvida contou com a colaboração de professores que atuam nos Institutos Federais do Piauí, no Componente Curricular Educação Física. Para a coleta dos dados, utilizamos o questionário, o fórum de discussão e a entrevista semi-estruturada. Os dados empíricos foram organizados em texto e categorias, Bardin (2011), interpretados a luz da técnica análise argumentativa de discurso de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2017). Os resultados apontam que os professores estão utilizando plataforma de ensino remoto, com algumas dificuldades quanto às habilidades com tecnologias, aquisição de equipamentos, dentre outras. No que se refere à prática educativa, os resultados nos permitiu chegar a conclusão que o ensino remoto com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, embora necessário se apresenta como um desafio a ser enfrentado em todas as fases das práticas realizadas no contexto escolar.

Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Externo à Instituição - DOMINGOS LEITE LIMA FILHO - UTFPR
Externo à Instituição - JOAQUIM LUÍS MEDEIROS ALCOFORADO - UC
Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO