Banca de DEFESA: DIANE MENDES FEITOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIANE MENDES FEITOSA
DATA: 27/08/2021
LOCAL: Sala de Webconferência
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS
PALAVRAS-CHAVES: Estratégias de Ensino-Aprendizagem; Educação de Jovens e Adultos; Ressignificando Práticas.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos

O estudo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre o uso reflexivo das estratégias de ensino-aprendizagem na EJA, objeto de estudo investigado. Vincula-se à linha de pesquisa: Formação Docente e Prática educativa do Programa de Pós-graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Para ser desenvolvida contou com a colaboração de professores e estudantes dos municípios piauienses de Parnaíba, Campo Maior, Piripiri, Barras, São João da Serra e Teresina. O interesse por este estudo fundamenta-se nas inquietações sobre as estratégias de ensino-aprendizagem que foram surgindo durante a trajetória profissional como docente, supervisora e pesquisadora. Essas inquietações deram origem à questão/problema norte do estudo Como o professor da EJA ressignificando a prática utilizando estratégias de ensino-aprendizagem como instrumento de reflexão da ação docente?. Objetiva de forma geral: Compreender as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas na Educação de Jovens e Adultos, como instrumento de reflexão da ação docente e ressignificação da prática. Especificamente busca-se: a) Identificar as estratégias de ensino que orientam a prática dos professores da EJA; b) Descrever as implicações da formação continuada na prática pedagógica do professor e c) Analisar as estratégias de ensino-aprendizagem como instrumento de ressignificação da prática.  A tessitura da rede teórico metodológico do estudo foi fortalecida pelas contribuições de Moura (2006, 2007, 2012), Barcelos (2010), Maia (2008), Finger; Asún (2003), Freire (1987); dentre outros que discutem aspectos relacionados a  EJA. Dialogou-se com Knowles (2009), kolb (2014), DeAquino (2007) que tratam de questões sobre ensino e aprendizagem. Tem sua fundamentação teórica sustentada ainda, em Miranda (2019), Vieira; Vieira (2005), Bordenave e Pereira (2011), Roldão (2009), Branco; Caldas; Roldão (2011) que versam sobre as estratégias de ensino-aprendizagem. Para recolha dos dados foram utilizados o questionário e a entrevista narrativa. Os dados empíricos foram organizados por meio do tratamento estatístico das informações obtidas por meio da aplicação dos questionários e organização das narrativas em dois grupos: elementos indexados e o outro os elementos NÃO indexados, seguindo as orientações Schütze (2013). A interpretação das informações produzidas nas entrevistas narrativas teve como base teórica a Análise de Discurso, na perspectiva da corrente francesa e em estudiosos da educação pesquisadores dessa temática. Os resultados revelam que o momento do planejamento constitui o principal espaço para reflexão sobre as estratégias de ensino-aprendizagem usadas pelos professores de EJA. Os discursos evidenciaram também que a formação continuada proporcionou aos professores a utilização de estratégias de ensino-aprendizagem como instrumento de reflexão da e sobre a ação docente, desafiando-os a repensá-las, provocando intervenções no contexto da sala de aula, fundamentadas em teorias de ensino e aprendizagem, ressignificando sua prática. Conclui-se que o uso de estratégias de ensino-aprendizagem diversificadas, colocando o estudante jovem e adulto no centro do processo de ensino, tornam as aula participativas e o processo do aprender  mais significativo.

Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO