Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOELIS PESSOA DE CARVALHO MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOELIS PESSOA DE CARVALHO MOURA
DATA: 25/08/2021
LOCAL: Sala de Webconferência
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA, CULTURA ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: DESAFIO PARA O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO.
PALAVRAS-CHAVES: Formação Continuada de Professores; Cultura Escolar; Desenvolvimento Profissional; Ensino Médio. Escola de Tempo Integral
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O presente estudo constitui pesquisa sobre Formação Continuada de Profissionais do Ensino Médio, Cultura Escolar e Desenvolvimento Profissional do Professor (professores, diretores  e coordenadores pedagógicos) . Vinculado à Linha de Pesquisa: Formação de professores e práticas da docência, do PPGED e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Tem como questão/problema: Como a formação continuada de professores se constitui em cultura escolar e contribui para o desenvolvimento profissional do professor do Ensino Médio? O objetivo geral é analisar a contribuição da formação continuada para o desenvolvimento profissional do professor do Ensino Médio e a constituição de uma cultura de formação no espaço escolar. Os objetivos específicos são: identificar na rede estadual de ensino os professores que participaram de programas de formação continuada, no período de 2014 a 2020; relacionar o desenvolvimento profissional dos professores com a formação continuada no espaço escolar; caracterizar os desafios enfrentados pelos professores para a constituição da cultura de formação, no contexto escolar.A Revisão de Literatura, aborda quatro categorias teóricas: Cultura Escolar – fundamentada em Julia (2001), Laraia (2001), Torra (2014); Formação Continuada de Professores em Freire (2019), Morin (2015), Nóvoa (1992), Oliveira (2013);Desenvolvimento Profissional em Garcia (2013), Oliveira-Formosinho (2009); Ensino e Aprendizagem em Charlot (2000), Rey (2008) e Roldão (2010) entre outros.O percurso da metodologia é quanti-quali, fundamentada nos pressupostos que reconhecem a convergência dos dados objetivos (obtidos a partir de banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP e Secretaria de Estado da Educação - SEDUC, bem como de questionário aplicado a 315 professores de 69 Centros Estaduais de Tempo Integral – CETI) com as informações de caráter subjetivo, o que garante o seu caráter qualitativo. Foram realizadas entrevistas narrativas com quinze professores de dois CETIs, analisadas pela lente da Análise Argumentativa do Discurso. Os resultados evidenciam  mudança nas caracteristicas do Ensino Médio e do perfil dos professores do perfil dos professores ao longo da história,  o que corrobora com alterações na cultura de formação de professores,  uma realidade  no ambiente escolar e buscada por professores, inclusive, como iniciativa individual, forado anbiente escolar, sobretudo, em nível de pós-graduação. Mostra também que grande parte dos professores participam das formações na escola e dos que participam a maioria caracteriza o impacto como moderado e grande. Também indicam que estas formações tanto derivam de programa instituido pela Secretaria de Estado da Educação, como também em menor escala, de iniciativa das próprias escolas. Os resultados confirmam a Tese de que a cultura de formação continuada de professores  na escola está sendo construida a partir das necessidades identificadas pelos professores, no diálogo com as coordenações pedagógicas, à medida que são fortalecidos o trabalho colaborativo e a  identidade profissional do professor e varia em cada escola, depedente do nível comprensão do trabalho pedagógico como prática coletiva e colaborativa.

Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Externo à Instituição - DOMINGOS LEITE LIMA FILHO - UTFPR
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO