• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA BRITO DE ARAÚJO CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA BRITO DE ARAÚJO CAVALCANTE
DATA: 23/07/2021
LOCAL: Sala remota no Google meet
TÍTULO: Para uma formação continuada como educação problematizadora: itinerâncias de alfabetizadores
PALAVRAS-CHAVES: Formação Continuada; Alfabetização; Educação Problematizadora; Método Autobiográfico.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A presente pesquisa tem como objeto de estudo a formação continuada de alfabetizadores. Parte da seguinte questão-problema: Que mudanças são necessárias na formação continuada de alfabetizadores de modo que se efetive como educação problematizadora, afetando o desenvolvimento das práticas docentes no processo de alfabetização? Com base na questão central da pesquisa, foram definidas as seguintes questões norteadoras para o estudo: Que percursos da formação continuada têm sido vivenciados pelos alfabetizadores? Que aspectos da prática docente mobilizam alfabetizadores para a formação continuada? Em que medida os alfabetizadores participam da definição dos conhecimentos a serem socializados na formação continuada de alfabetizadores? O que pensam e esperam os alfabetizadores da formação continuada? Na perspectiva de alfabetizadores, como a formação continuada deve ser desenvolvida para favorecer a problematização da prática docente? Com base nos questionamentos empreendidos, o estudo baseia-se no seguinte pressuposto: a formação continuada de alfabetizadores em uma perspectiva problematizadora, subsidiada pela reflexão, diálogo, engajamento, unidade teoria-prática e conscientização,  poderá afetar o desenvolvimento do processo de alfabetização em suas configurações teóricos e metodológicas, implicando na compreensão dos professores a respeito do protagonismo que necessitam assumir em seus processos formativos e na importância de se reconhecerem como autores de suas práticas. O estudo fundamenta-se, sobre a formação continuada, nas contribuições dos seguintes autores: Imbernón (2011), Formosinho (2009), Nóvoa (1997, 2017), Garcia (1999), Gatti (2015), Candau (2003). Recorre, de modo especial, aos estudos de Freire (1996, 1997, 2008,1989) para analisar formação continuada de professores como educação problematizadora. Sobre alfabetização, o estudo apoia-se, entre outros, em Ferreiro e Teberosky (1999), Freire (1989, 2008), Garcia (2003), Goulart (2014), Morais (2012), Pérez (2008), Smolka (1999), Soares (2004). No que concerne aos aspectos metodológicos, o estudo foi desenvolvido a partir do método autobiográfico (abordagem autobiográfica), com o suporte da pesquisa narrativa, conforme as proposições de Souza (2006, 20014), Dominicé (2010), Jossó (2004), Passegi (2016), entre outros. A produção das narrativas ocorre por meio de entrevista narrativa, da escrita do memorial de formação de ateliês biográficos. Participam da investigação cinco alfabetizadores que atuam em escolas públicas da rede municipal de ensino de São Raimundo Nonato-PI. A temática do estudo vincula-se à linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas da Docência e ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalização Docente em Pedagogia/NUPPed. A relevância do estudo manifesta-se por possíveis contribuições para o entendimento de que a pode constituir-se como educação problematizadora, assegurando aos professores a assunção do protagonismo nos processos formativos e nas práticas docentes. O estudo é relevante, também, por contribuir para a identificação de necessidades formativas dos profissionais docentes, almejando que a formação possa, de fato, afetar os alfabetizadores e suas práticas, considerando-os produtores de conhecimentos.

Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES