Banca de DEFESA: MARCIA CRISTIANE ELOI SILVA ATAIDE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA CRISTIANE ELOI SILVA ATAIDE
DATA: 27/07/2021
LOCAL: SALA VIRTUAL
TÍTULO: Mobilizando o conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo na formação inicial de professores: uso de aplicativos na prática educativa de Ciências
PALAVRAS-CHAVES: Formação Inicial de Professores. TDIC. Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK). Ensino de Ciências
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

A tecnologia e os benefícios advindos dos seus recursos estão em todos os lugares. Na escola, as tecnologias e os recursos digitais passam a integrar obrigatoriamente, com a chegada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com o novo documento, o professor é desafiado a pensar atividades que levem a interação multimidiática. Essa consideração levou ao problema de pesquisa: como ocorre a mobilização do conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo em residentes da área de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, ao utilizar aplicativos móveis na prática de ensino? A pesquisa é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP), apresenta como objetivo geral: analisar como ocorre a mobilização do conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo em residentes da área de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, utilizando aplicativos móveis na prática de ensino. Os referenciais teóricos que orientaram esta investigação no que tange a formação de professores foram: Shulman (1986, 1987, 2014); Schön (1992); França-Carvalho (2007); Pimenta (2008); Tardif (2014); Darling-Hammond (2014, 2019); entre outros. Sobre as tecnologias no ensino recorremos a leituras em autores como: Papert (1980, 2008); Kenski (2008, 2010); Lévy (2014); Martino (2015) e Stumpenhorst (2018). Para aprofundar as discussões sobre o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo, dialogamos com os autores: Koehler e Mishra (2006, 2009); Coutinho (2011); Lang e González (2014). A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso pesquisa-ação. Participaram da pesquisa os Licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, residentes do Programa Residência Pedagógica. Para a produção de dados utilizamos as técnicas do questionário on-line, a observação participante com o registro em diário de campo, a entrevista coletiva e a análise do PPC do Curso de Ciências da natureza. A elaboração dos instrumentos foi orientada pelos escritos de: Moreira e Caleffe (2008), Richardson (2012) e Gray (2012).  Os dados foram organizados em unidades temáticos e a análise dos dados da pesquisa é apresentada a partir de elementos da análise de conteúdo de Bardin (2011) e a interpretação do ponto de vista da hermenêutica dialética de Minayo (2013), Habermas (2012, 2014) e Gadamer (2015). Os resultados da pesquisa apontam indícios da mobilização do TPACK pelos residentes ao utilizar aplicativo na prática educativa e a necessidade de ampliação da discussão sobre as TDI, na formação inicial de professores, para o desenvolvimento e ampliação do TPACK, ampliando o campo da epistemologia da prática docente.

Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI