Banca de DEFESA: SAMARA MARIA VIANA DA SILVA LACERDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMARA MARIA VIANA DA SILVA LACERDA
DATA: 31/08/2021
LOCAL: forma remota
TÍTULO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO PIAUÍ (1967 – 1999)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação. História da Educação Profissional. Prática pedagógica. Escola Técnica.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Esta tese consiste em um estudo sobre a prática pedagógica dos professores da educação profissional da Escola Técnica Federal do Piauí (1967 – 1999), tendo o seguinte problema de pesquisa: de que forma se constituíram e se efetivaram as práticas pedagógicas dos professores das disciplinas técnicas do ensino profissionalizante da Escola Técnica Federal do Piauí (ETFPI), no período de 1967 a 1999? O recorte temporal deste estudo inicia em 1967, ano em que a Escola Industrial Federal do Piauí passou a ser denominada Escola Técnica Federal do Piauí, e finaliza em 1999, quando foi transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (CEFET-PI). O recorte espacial é o Piauí, mais especificamente a cidade de Teresina, localização da escola investigada. O objetivo geral é: analisar a prática pedagógica dos docentes das disciplinas técnicas do ensino profissionalizante da Escola Técnica Federal do Piauí, no período de 1967 a 1999. Os objetivos específicos são: (i) analisar as políticas educacionais para o ensino técnico no Brasil (1967 – 1999) e seus efeitos na prática pedagógica dos docentes da Escola Técnica Federal do Piauí; (ii) analisar a trajetória da Escola Técnica Federal do Piauí; (iii) investigar as experiências de formação dos professores das disciplinas técnicas do ensino profissionalizante da Escola Técnica Federal do Piauí; (iv) compreender como se constituiu a prática pedagógica dos docentes das disciplinas técnicas do ensino profissionalizante a partir das memórias e da documentação escolar. Optamos pela pesquisa historiográfica, sendo utilizada como abordagem teórico-metodológica a História Cultural. A construção do referencial teórico se alicerça, dentre outros, em: Brito (1996), Cunha (2000), Mendes (2003), Rego (2009), Saviani (2013) e Tardif (2002). Na investigação foram utilizadas fontes hemerográficas e documentais, tais como: leis, decretos e resoluções do Governo Federal, bem como diários de classes, manual do aluno, memorandos, fotografias, relatórios e demais documentos da Escola Técnica Federal do Piauí, guardados no Arquivo da própria Escola Técnica, atual Instituto Federal do Piauí. Para conhecimento do que se veiculava sobre a escola pesquisada na imprensa local, realizamos pesquisas nos Jornais “do Piauí” e “O Dia”, que se encontram no Arquivo Público do Estado – Casa Anísio Brito. Além da pesquisa documental, utilizamos a História Oral por meio de entrevistas temáticas com 07 (sete) sujeitos, compreendidos pelas categorias: alunos e professores do período estudado. Do estudo realizado, dentre as conclusões alcançadas, constatamos que no período de 1967 a 1999, a prática pedagógica dos professores das disciplinas técnicas da Escola Técnica Federal do Piauí se fundamentava nas políticas educacionais vigentes e orientações da ETFPI que direcionavam suas práticas, e ainda nos saberes experienciais e pedagógicos adquiridos ao longo da experiência escolar dos sujeitos e em momentos de formação.

Presidente - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA