Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÁUDIA LÚCIA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLÁUDIA LÚCIA ALVES
DATA: 30/09/2021
LOCAL: Defesa Remota
TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A (RE) SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA EM ESCOLA DO CAMPO NO SEMIÁRIDO PIAUIENSE
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo. Formação Continuada. Prática Educativa. Pedagogia da Alternância.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a contribuição da formação continuada para uma (re)significação da prática educativa dos professores que atuam na escola do campo. O processo de investigação foi desenvolvido na Escola Família Agrícola Família Agrícola de Eliseu Martins, região semiárida do estado do Piauí. De um modo geral objetivou analisar as contribuições da formação continuada para a (re) significação da prática educativa do professor que atua na Escola Família Agrícola de Eliseu Martins. Especificamente procuramos compreender a prática educativa desenvolvida na EFAEM, identificar as necessidades formativas dos docentes desta escola, desenvolver atividades de formação continuada visando a (re) significação da prática educativa dos seus docentes e a partir destes descrever as contribuições da formação continuada na (re) significação da prática educativa do professor. Participaram da pesquisa 11 (onze) docentes. buscamos fundamentar esta pesquisa em teóricos, tais como: Fernandes e Molina (2004), Silva (2006), Caldart (2010), Arroyo (2011), Costa (2012), Molina (2014), Camacho (2014), Lima (2015), Silva (2016), Bicalho (2018) que versam sobre Educação do Campo; Mendes Sobrinho (2006), Saviani (2005, 2009), Costa (2016), Vighi (2015), Jesus (2011), referenciado a formação continuada de professores; Freire (1996, 2005), Franco (2012), Guarnieri (2005) traz uma discussão acerca da prática educativa e Alves (2014), Benisio (2018), Gimonet (2007), Nosela (2012, 2019), Zamberllan (2000), Jesus (2011), Martins (2019), Calliari (2002) que trazem um reflexão sobre Pedagogia da Alternância, dentre outros. O viés metodológico foi a pesquisa qualitativa com a abordagem da pesquisa-ação numa perspectiva formativa, tendo como referencial teórico Bogdan e Biklen (1994), Barbier (2002), Franco (2012), Gil (2007), Minayo (2016), Thiollent (1998), dentre outros. Para a produção dos dados utilizamos a observação participante, a roda de conversa, o diário de campo do pesquisador e o diário de campo virtual. Os dados foram organizados a partir de eixo de categoria e analisado a partir da análise de conteúdo de Bardin (1997). A pesquisa constatou no que diz respeito a Educação do Campo desenvolvida na Escola Família Agrícola de Eliseu Martins, como um ensino que se diferencia das demais escolas da cidade bem como um ensino que trilha o sentido oposto de um modelo hegemônico, que rompe com a linearidade do sistema educativo, possibilitando dessa forma um ensino pensado e planejado para os filhos dos campesinos com vistas ao fortalecimento do homem do campo, no campo e para o campo. No que se refere a formação continuada e prática educativa, tivemos como constatação que a são elementos importantes e indissociáveis que não se desenvolvem de qualquer maneira, mas sim para que estas verdadeiramente aconteçam com vistas a desenvolver um perfil de professor crítico e reflexivo, é necessário criar condições favoráveis a construção de conhecimento e a produção de saberes. Desta forma, consideramos importante em um processo formativo, a troca de experiência, o trabalho em equipe, haja vista que os professores e professoras devem sentir-se e serem protagonistas desse momento reinventando-se, criando e recriando sua própria prática a todo instante. A formação continuada para educadores da escola do campo, proposta a partir da pesquisa-ação numa perspectiva formativa contribuiu para o repensar de suas práticas com vistas a uma (re)significação desta, mesmo com todos os desafios e adversidades encontradas neste percurso investigativo, esta contribuiu para a formação de educadores mais motivados e comprometido com a transformação de uma educação pensada para a população campesina.

Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO