Banca de QUALIFICAÇÃO: MARÍLIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARÍLIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM
DATA: 23/09/2021
LOCAL: On-line
TÍTULO: ENSINO REMOTO EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão escolar. Ensino remoto. Pandemia
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

O ano de 2020 trouxe grandes desafios para o processo educativo, com a emergência causada pela pandemia, de modo que as atividades no espaço escolar foram suspensas com o intuito de conter a transmissão do novo coronavírus, que já tinha alcançado proporções mundiais e chegava ao Brasil.  Neste cenário, os sistemas de ensino reorganizaram-se para ofertar as atividades acadêmicas de forma on-line na intenção de preservar o direito a educação, ainda que, reconhecendo que o restrito contato com os pares tem impactos negativos no desenvolvimento pessoal, principalmente do público alvo da Educação Especial, pois as aulas a distância impossibilitam uma real interação e o progresso das habilidades. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo investigar as ações pedagógicas no ensino remoto para inclusão do público da Educação Especial, em uma escola da rede municipal de Teresina-PI. Este estudo terá como abordagem o método qualitativo, e se caracteriza como estudo de caso. O instrumento de coleta dos dados, será entrevista semiestrutura aplicada aos gestores, pedagoga, professora e profissionais de apoio à inclusão, participando da pesquisa cinco sujeitos. Nesse sentido, visa promover reflexões acerca das políticas públicas para redução das desigualdades, evidenciando ações pedagógicas pensadas de forma coletiva para efetivação da aprendizagem em contexto remoto emergencial.

Presidente - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Externo à Instituição - ENICÉIA GONÇALVES MENDES - UFSCAR