Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÁUDIA LÚCIA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLÁUDIA LÚCIA ALVES
DATA: 09/09/2013
LOCAL: Sala de Defesas do PPGED
TÍTULO:

A ETNOMATEMÁTICA APLICADA A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DO PIAUÍ

PALAVRAS-CHAVES:

Etnomatemática. Ensino de Matemática. Pedagogia da Alternância. Prática Educativ

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O ensino de Matemática na educação básica tem despertado interesse dos docentes e pesquisadores da área, face às problemáticas evidenciadas no cotidiano da sala de aula e nos exames nacionais de avaliação como a evasão, carência de docentes habilitados, obstáculos no ensino-aprendizagem, descontextualização dos conteúdos dentre outros. Ações tem sido desenvolvidas com o intuito de suplantar tais problemáticas, que vão desde a oferta de cursos de graduação modulados às atividades de formação continuada para docentes e a produção de material didático adaptados a realidades específicas. Nesse contexto, emergem propostas como a aplicação dos princípios pedagógicos da Etnomatemática em articulação com os pressupostos teórico-metodológicos da Pedagogia da Alternância, visando a relação teoria-prática no ensino-aprendizagem em Matemática. A pesquisa tem como objetivo geral compreender como os princípios da Etnomatemática se articulam no contexto da Pedagogia da Alternância, em escolas de famílias agrícolas do Piauí. Especificamente visa: a) caracterizar o ensino de Matemática nas escolas famílias agrícolas; b) verificar as formas de abordagens  da etnomatemática na escola família agrícola; c) compreender como a etnomatemática pode potencializar os processos de contextualização da prática educativa de Matemática nas escolas famílias agrícolas. É também de interesse compreender como a Etnomatemática pode potencializar os processos de contextualização  da prática educativa em Matemática nessas escolas. O problema de pesquisa tem o seguinte enunciado: Como os princípios pedagógicos da etnomatemática se articulam com os pressupostos teóricos-metodológicos da Pedagogia da Alternância nas escola famílias agrícolas do Piauí? A fundamentação teórica está embasada em teóricos como: Freire (1996), D’Ambrósio (1997, 1996), Valente (2008), Calaça (2010), Sousa (2010), Fiorentini (1995), Mendes (2009), Sarmento (2011), Gimonet(2007), Zamberllan (1995), Calliari (2002), Jesus (2011) e Begnami (2012) dentre outros. O estudo é descritivo de natureza qualitativa. Para a coleta de dados serão utilizados o questionário, a entrevista semiestruturada e a observação. A análise qualitativa dos dados se desenvolverá a partir de duas categorias: Ensino de Matemática e Prática Educativa, e suas respectivas subcategorias tendo como referência a análise de conteúdo de Bardain (1997). A coleta de dados do estudo empírico ocorrerá nas Escolas Famílias Agrícolas de ensino médio do(a): Soinho, Baixão do Carlos, Santa Ângela, Dom Edilberto, Montes Claros e  Serra da Capivara. Os sujeitos deste estudo serão professores que ministram a disciplina Matemática nessas escolas no contexto da Pedagogia da Alternância.

Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo ao Programa - 423606 - GILVAN LIMA DE OLIVEIRA