Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA FRANCISCA BRASILEIRO COSTA BARBOSA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA FRANCISCA BRASILEIRO COSTA BARBOSA DE LIMA
DATA: 14/10/2021
LOCAL: Webconferência - Google Meet
TÍTULO: O Plano de Formação na articulação dos diferentes tempos e espaços educativos na Escola Família Agrícola Serra da Capivara
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo. Pedagogia da Alternância. Plano de Formação. Práticas Educativas interdisciplinares.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural

Esta pesquisa tem o objetivo geral analisar de que forma o Plano de Formação contribui na articulação dos diferentes tempos e espaços educativos na Escola Família Agrícola da Serra da Capivara, localizada no município de São Lourenço no estado do Piauí. Diante deste contexto, o processo investigação será desenvolvido a partir da seguinte questão: De que forma o Plano de Formação contribui na articulação dos diferentes tempos e espaços educativos na Escola Família Agrícola Serra da Capivara, visando a construção interdisciplinar do conhecimento? Nos objetivos específicos buscamos: compreender a importância do Plano de Formação no desenvolvido dos projetos educativos interdisciplinares no contexto da Pedagogia da Alternância; discutir os principais aspectos que compõe o Plano de Formação para promoção da formação por alternâncias por meio da articulação dos tempos e espaços vivenciados pelo educando; verificar as estratégias utilizadas pela EFA para construção do Plano de Formação destacando os contextos, os saberes, os conteúdos, teoria e prática; identificar as diretrizes pedagógicas do Plano de Formação na perspectiva da Pedagogia da Alternância perpassam pelo fazer pedagógico de uma educação emancipadora; analisar o desenvolvimento do Plano de Formação da EFA de São Lourenço, destacando os desafios e as possibilidades da construção interdisciplinar do conhecimento. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, que se fundamenta na abordagem crítica-dialética. Será desenvolvida na Escola Família Agrícola de São Lourenço – PI, por meio da análise documental, entrevistas e rodas de conversas. Os interlocutores da pesquisa serão 09 participantes, sendo três professores, dois alunos, dois pais, uma diretora e uma coordenadora pedagógica. Nesta pesquisa estamos dialogando com alguns autores que refletem esta temática como: Begnami (2004) e (2003), Caliari (2012), Caldart (2012), (2009) e (2006), Calvó (199), Creswell (2007), Estevam (2012), Freire (1987), (1988) e (1991), Gimonet (2007), Lima (2014), Mepes (1971), Nosella (2012) e (1977) entre outros. A partir deste processo de investigação acerca do Plano de Formação pôr Alternância, esperamos ampliar a compreensão deste instrumento tão importante que possibilita um diálogo educativo entre a Alternância es componentes curriculares vivenciados na EFA. O desfecho desta pesquisa perpassa pela análise deste instrumento como uma forma de vinculação entre escola, família e comunidade e do fortalecimento da formação em alternância.

Presidente - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 2534413 - MARLI CLEMENTINO GONCALVES
Interno - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO
Externo à Instituição - REGINA COELE QUEIROZ FRAGA - UECE