Banca de QUALIFICAÇÃO: LAUANDA SOARES GRANGEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAUANDA SOARES GRANGEIRO
DATA: 26/11/2021
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Ciências da Educação/Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: As práticas do ensino de leitura dos professores no contexto dos anos iniciais do Ensino fundamental: o desvelar de histórias narradas
PALAVRAS-CHAVES: Concepções de Leitura. Estratégias de Leitura. Prática pedagógica.
ÁREA: Educação

A leitura é uma atividade presente no cotidiano, nas diversas situações vivenciadas por cada indivíduo. As práticas de leitura têm, portanto, diferentes finalidades. Adquirir informações, entretenimento, obter conhecimentos, entre outras intencionalidades. Na escola, o ensino da leitura é trabalhado de forma sistematizada, desse modo, é fundamental que esse processo seja desenvolvido com o objetivo de promover a formação de leitores críticos e reflexivos, na sociedade letrada em que estão inseridos. Partimos da seguinte questão-problema: Como se desenvolvem as estratégias pedagógicas do ensino de leitura pelos professores no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental? Em face dessa compreensão, o estudo tem como objetivo geral analisar as estratégias pedagógicas do ensino de leitura de professores no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. E como objetivos específicos buscamos: descrever as concepções de leitura de professores que atuam no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental; caracterizar as estratégias de leitura utilizadas por professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e identificar indícios do tipo de reflexividade desenvolvida nas estratégias de leitura dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Os autores que subsidiarão a pesquisa são: Freire (2011), Koch e Elias (2013), Larrosa (1998), Martins (1997), esses darão suporte para a compreensão sobre a concepção de leitura, bem como sua intencionalidade. Koch e Elias (2013), Solé (1998) e Vieira (2005), sustentarão as discussões sobre as estratégias de leitura, que devem ser desenvolvidas na sala de aula, como instrumento de aprendizagem. Chartier (2007) e Rossi (2009), serão fundamentais para a análise das práticas de ensino da leitura desenvolvidas por professores nos anos iniciais do ensino fundamental. Behrens (2010), Nóvoa (1999), Pimenta (1999), Perrenoud (1994), Zeichner (1993), darão base para as discussões sobre a prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Bertaux (2010), Clandinin e Connelly (2015), serão fundamentais para a condução metodológica da pesquisa narrativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada nos pressupostos da pesquisa narrativa. Esse tipo de pesquisa tem como foco as experiências das pessoas por se constituírem histórias, ao mesmo tempo, singulares e plurais. No desenvolvimento do estudo utilizaremos um questionário de perfil biográfico e como dispositivos de produção de narrativas a Entrevista Narrativa. A entrevista será realizada com 7 interlocutores, todos formados em Pedagogia e efetivos da rede municipal de ensino de Teresina-PI. Por meio das categorias teóricas e da empiria, nas Entrevistas narrativas, partiremos para análise de dados, baseada na análise de conteúdo em Bertaux (2010).

Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - HERASMO BRAGA DE OLIVEIRA BRITO - UESPI