Banca de DEFESA: SILMARA BEZERRA PAZ CARVALHO

DISCENTE: SILMARA BEZERRA PAZ CARVALHO
DATA: 15/12/2021
LOCAL: Sala webconferencia
TÍTULO: A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIMENSÕES ESTRUTURANTES DA PRÁTICA EDUCATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino e Educação Matemática; Matemática nos Anos Iniciais; Formação de Professores; Dimensões da Prática Educativa
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O estudo apresenta uma pesquisa sobre a dimensão estruturante da prática educativa e os desafios do ensino da Matemática, objeto de estudo investigado. Vincula-se à linha de pesquisa: Formação de professores e prática da docência do Programa de Pós-graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Analisa as narrativas e as concepções dos participantes e, para ser desenvolvida, contou com a participação da equipe gestora e de professores da rede municipal de ensino de Alto Longá, Piauí, Brasil. O referencial teórico metodológico configura-se como pesquisa qualitativa do tipo descritiva com abordagem narrativa. O interesse por esse estudo veio a partir de uma percepção da Educação Matemática como parte da vida humana e de que os avanços no campo da formação do professor de Matemática têm exigido o desenvolvimento constante de novas estratégias de ensino fundamentadas em saberes e conhecimentos que impõem aos processos formativos maiores desafios sobre a prática educativa desenvolvida no contexto escolar. Essa inquietação deu origem à questão norteadora do estudo: Como o professor de matemática articula as dimensões estruturantes da prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental para viabilizar a aprendizagem? Teve como objetivo geral: compreender as dimensões estruturantes da prática educativa para o ensino e a aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental; e  especificamente: identificar as concepções dos professores sobre as dimensões estruturantes da prática educativa; investigar as dimensões estruturantes da prática educativa utilizadas no ensino de matemática; analisar como são exploradas as dimensões estruturantes da prática educativa na sala de aula e sua articulação com a aprendizagem dos alunos. Fundamenta-se teoricamente e metodologicamente nas ideias de André e Luck (2020), Cresweel (2014), D’Ambrósio (1999, 2001, 2012), Denzin e Lincoln (2016), Figueiredo e Lima (2020), Fiorentini (2020), Franco (2008), Freire (1987, 1996), Imbernón (2009), Melo e Urbanetz (2012), Mendes (2013, 2020), Muniz (2021), Nacarato e Passos (2018), Nóvoa (1989, 2001), Sarmento (2017), Skovsmose (2014), Sousa (2015), Tardif e Lessard (2008, 2011), Yin (2016), Zabala (1998), entre outros. Para produção das informações, os instrumentos aplicados aos participantes foram o questionário e a entrevista narrativa. Os dados foram organizados em categorias, segundo Bardin (2016), com contribuições do software de análise lexical IRAMUTEQ, e interpretados utilizando a técnica da análise do discurso fundamentada em Fiorin (2018), Maingueneau (2015), Orlandi (2020), dentre outros. Os resultados enfatizados pelos participantes, revelam a necessidade de formação continuada permanente, como essencial para se desenvolver uma prática educativa eficaz, pautada em discussões e trocas de experiências sobre teorias e estratégias de ensino. Diante disso, apresenta-se como necessidade a formação contínua para os professores de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, pautada em uma visão mais crítica, criativa e ampliada da Educação Matemática, por meio do trabalho colaborativo e reflexivo das práticas e das ações coletivas, que viabilizem o ensino e aprendizagem dos alunos e que possibilite as intervenções possíveis considerando as mais diversas dimensões estruturantes da prática educativa e o contexto de atuação.

Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Externo ao Programa - 1547660 - LYA RAQUEL OLIVEIRA DOS SANTOS