Banca de DEFESA: CELENE VIEIRA GOMES FORTES LUSTOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CELENE VIEIRA GOMES FORTES LUSTOSA
DATA: 15/12/2021
LOCAL: Sala webconferencia
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RECONSTRUINDO A PRÁTICA AVALIATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Professores. Práticas Avaliativas. Avaliação da Aprendizagem
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

O estudo apresenta uma pesquisa sobre a formação continuada como contributo para prática avaliativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA), objeto de estudo investigado. Vincula-se à linha de pesquisa: Formação Docente e Prática educativa do Programa de Pós-graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Analisa formação continuada com foco na prática avaliativa dos professores, com vistas a reconstrução da prática avaliativa. Para ser desenvolvida contou com a participação de professores de jovens e adultos da rede estadual de ensino de Alto Longa, Piauí, Brasil. O referencial teórico metodológico afigura-se como uma pesquisa-ação-colaborativa do tipo qualitativa, segundo contribuições de Franco (2005), Desgagné (2007), Marelhos (2011) entre outros, optando pelo método da pesquisa-ação-colaborativa. O interesse por esse estudo emergiu do desejo de aprofundar os estudos acerca da formação continuada de professor da EJA, desta feita focalizando sua prática avaliativa. Essa inquietação deu origem à questão norteadora do estudo: Como a formação continuada com foco na avaliação da aprendizagem favorece a reconstrução da prática avaliativa dos professores da educação de jovens e adultos? Pensando no ponto de chegada da pesquisa, elegemos como objetivo geral: Investigar como a formação continuada em avaliação da aprendizagem contribui para a reconstrução da prática avaliativa dos professores da educação de jovens e adultos. Para teorização do estudo fundamentam-se além de documentos disponibilizados pela escola as ideias de Nóvoa (1991), Imbernon (2010), Formosinho (2009), Pimenta e Lima (2004), Pimenta e Anastasiou (2005), Schon (2000), Zeichner (1998), Tardif (2012), Day (2001), que discutem sobre a formação continuada e formação docente; Luckesi (2011), Zabala (2014), Scallon (2018), Hoffmann (2010) debatem sobre a avaliação da aprendizagem, critérios e indicadores;   Knowles (2009), Kolb (2014),  Moura (2003), Paiva e Oliveira (2009), Arroyo (2006, 2017) discutem sobre Educação de Jovens e Adultos; Ensino e Aprendizagem; Prática Pedagógica, entre outros. Para produção das informações os procedimentos metodológicos adotados foram: o questionário, a entrevista focal e o diário de campo. Os dados serão categorizados, segundo Bardin (2016) e interpretados utilizando a técnica da análise do discurso, com base em Pecheux (2009), Orlandi (2009), Assolini (2009), Ferreira (2002). Os resultados revelaram a reconstrução da prática avaliativa, tendo a formação continuada favorecida para esta transformação. Confirmamos a tese da investigação na medida em que constatamos que a avaliação no sentido diagnóstico, formativo e com sentido de terminalidade, são essenciais para o processo de ensino e aprendizagem. Inferimos, portanto, a necessidade de ampliação de formação continuada no âmbito das instituições de ensino e que sejam potencializadas junto aos professores da educação básica, visto que a formação contribui de forma significativa para a prática avaliativa que objetivam a aprendizagem do aluno.

Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA