Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMYLLE TORRES VIANA VIEIRA DE ALENCAR LEITE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMYLLE TORRES VIANA VIEIRA DE ALENCAR LEITE LIMA
DATA: 17/12/2021
LOCAL: Webconferência
TÍTULO: As práticas educativas das Escolas Dominicais das Igrejas Presbiterianas de Teresina (1886-2019)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação, Nova História Cultural, Igreja Presbiteriana do Brasil, Escola Bíblica Dominical, Práticas Educativas.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

RESUMO

Resumo: Esta pesquisa investigou as práticas educativas das Escolas Bíblicas Dominicais das Igrejas Presbiterianas de Teresina, desenvolvidas no recorte temporal de 1886 até a atualidade (2019), estando inserida nos campos da História da Educação, da História da Religião e da História do Livro. Para efeitos da presente dissertação, a investigação teve como objetivo geral, historiar estas práticas educativas. Como objetivos específicos, buscou-se identificar as principais práticas educativas desenvolvidas nas Escolas Dominicais das Igrejas Presbiterianas de Teresina; mapear os principais materiais didáticos usados na mediação das práticas educativas nessas Escolas Dominicais; analisar se as práticas educativas dessas Escolas são capazes de produzir uma transformação na realidade educativa, no contexto social urbano teresinense; analisar a importância da educação fornecida nessas Escolas para a formação das pessoas que nelas estudam. A hipótese apresentada é a de que as práticas educativas das Escolas Dominicais das Igrejas Presbiterianas de Teresina são capazes de promover transformação na realidade educacional no contexto social urbano teresinense. Como justificativa, destaca-se a necessidade de fomentar a educação no Piauí, através do estudo pioneiro da história e da memória das práticas educativas desenvolvidas no seio dessas Escolas Dominicais. Conhecer tais práticas ajudará a delinear as contribuições da educação fornecida nessas Escolas para a formação do ser humano. Adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa histórica de caráter bibliográfico, documental e como método a história oral, elegendo-se como referencial teórico, os autores oriundos da Nova História Cultural, dentre eles, Jacques Le Goff e Verena Alberti. Outrossim, no tocante ao método indiciário, abraçou-se os pressupostos teórico-metodológicos de Carlo Ginzburg.

Palavras-chave: História da Educação, Nova História Cultural, Igreja Presbiteriana do Brasil, Escola Bíblica Dominical, Práticas Educativas.

Presidente - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Externo à Instituição - ALDERI SOUZA DE MATOS - UPM