Banca de QUALIFICAÇÃO: WYRLANNY DO SOCORRO FONTES MOREIRA LEAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WYRLANNY DO SOCORRO FONTES MOREIRA LEAL
DATA: 27/01/2022
LOCAL: Sala de Defesa PPGED
TÍTULO: POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: O SAEB EM FOCO
PALAVRAS-CHAVES: Política de Avaliação; SAEB; Ciclo de Políticas; Escola; Cotidiano Escolar
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

O estudo delineado como a “Política de Avaliação em Larga Escala: O SAEB em foco”, associado à linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas da Docência do Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGED/UFPI tem como objetivo geral: compreender os desafios colocados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)  aos professores do 5º ano do Ensino Fundamental e como objetivos específicos:  identificar como os professores do 5º ano do ensino Fundamental concebem o SAEB na tomada de decisões da sua prática; compreender a percepção dos professores acerca da relevância do SAEB para melhoria do Ensino Fundamental; e analisar os desafios postos pelo SAEB a partir das narrativas dos professores do 5º ano do Ensino Fundamental, considerando como problemática: Quais os desafios e as percepções  dos professores do 5º ano do Ensino Fundamental na operacionalização do SAEB? Para desenvolver a pesquisa utilizamos as contribuições de Afonso ( 2000),  Angrosino (2009), Azevedo (2008), Ball (2016), Bourdieu (2002), Bolivar (2012), Coulon (2017), Demo (1999), Dias Sobrinho ( 2002), Flick (2009), Freitas (2005), Gamboa ( 2006), Garfinkel (2018), Geertz (2012),  Giddens (2003), Mainardes ( 2013), Oliveira (2000), Passeggi ( 2008), Sant`Anna (1998), Sousa (2010), Vianna (2005), entre outros. No tecer da metodologia, realizamos uma pesquisa qualitativa, obtendo como propósito se envolver com o campo da pesquisa para compreender os movimentos e as narrativas dos atores sociais no seu contexto. E para isso, construímos o nosso estudo no viés teórico-metodológico da Etnometodologia, pois ela aponta dentro do seu cenário epistemológico, a valorização das ações corriqueiras e coloca as interpretações das pessoas como essenciais para compreender a realidade social. O Campo empírico são duas escolas da Rede Municipal de Teresina-PI, tendo como interlocutores três professores do 5º ano e com participação em duas ou mais edições do SAEB. Como dispositivos de produção dos dados estamos utilizando a Observação Participante, o Memorial de Prática e a Entrevista Narrativa. Na análise dos dados estamos fazendo uso da Abordagem do Ciclo de Políticas na concepção de Ball (2011), trazendo as leituras e reflexões de Mainardes (2013), que oferece elementos teórico-metodológicos para a análise da política de avaliação em uma perspectiva ampla e crítica, subsidiando a compreensão das políticas para os sujeitos nela envolvidos, e da análise de conteúdo das narrativas a partir das concepções de Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999). Os achados parciais revelam dentre outras coisas um engessamento do trabalho docente na busca por resultados e consequentes pressões para superar os índices do IDEB trazendo inquietações ao fazer docente do professor exigindo práticas e alternativas de trabalho que sejam capazes de dar conta das exigências colocadas pela escola e sistemas de ensino.

Presidente - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Interno - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo ao Programa - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO