Banca de QUALIFICAÇÃO: IZAIAS DA SILVA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZAIAS DA SILVA ALVES
DATA: 02/02/2022
LOCAL: Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: EDUCAÇÃO INTEGRAL NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: realidade e possibilidade de práticas educativas emancipadoras
PALAVRAS-CHAVES: escola de tempo integral. educação integral. emancipação humana. prática educativa. prática pedagógica.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação

A presente pesquisa tem como objeto de estudo a prática educativa desenvolvida pelos professores da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Teresina que atuam nas Escolas de Tempo Integral (ETI), mais especificamente os professores que atuam no seguimento educacional que atende crianças do 1º (primeiro) ao 5º (quinto) ano do Ensino Fundamental. Partimos do pressuposto de que a escola, historicamente situada, na sociedade do capital encontra-se condicionada por esta e tende a reproduzir em larga escala, por meio da ideologia dominante, a estrutura das relações alienadas e alienantes, que naturaliza as posições ocupadas por cada indivíduo dentro desta sociedade garantindo assim, a sua conservação. Tendo em vista as determinações a que a escola está submetida, elegemos a seguinte questão problema qual a realidade e as possibilidades do desenvolvimento de práticas educativas na direção da emancipação humana? O objetivo principal é Analisar a prática educativa do professor que atua na Escola de Tempo Integral e as possibilidades do desenvolvimento de uma educação voltada para a emancipação humana. Para tanto, faz-se necessário a organização de algumas etapas que se traduzem em objetivos específicos, a saber: a) c) Conhecer a realidade e as possibilidades do desenvolvimento de práticas emancipadoras; b) Explicar as determinações que medeiam a prática desse professor;  c) Analisar os sentidos e significados que os professores da escola de tempo integral desenvolvem acerca da formação humana. Fundamentamos o nosso estudo nos pressuposto teórico metodológico do Materialismo  Histórico-Dialético, da Psicologia Histórico Cultural e da Pedagogia Histórico Crítica presente nos escritos de Engels (2015); Marx (2010, 2011); Engels e Marx (2007, 2017); Gramsci (1999, 2001, 2005, 2007, 2020); Leontiev (1978, 2021); Mészáros (2008, 2016); Saviani (2011) e Vigotiski (2004), dentre outros. Utilizamos como técnica e/ou instrumentos de produção de dados entrevista reflexivas e como procedimento de análise faremos uso dos núcleos de significação.

Presidente - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 2571057 - MARIA ESCOLASTICA DE MOURA SANTOS
Externo ao Programa - 1815448 - PEDRO PEREIRA DOS SANTOS