Banca de DEFESA: ITALO RÔMULO COSTA DA SILVA

DISCENTE: ITALO RÔMULO COSTA DA SILVA
DATA: 23/02/2022
LOCAL: SALA VIRTUAL/WEBCONFERENCIA
TÍTULO: PRÁTICAS AVALIATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Práticas avaliativas; Ambiente Virtual; Licenciatura em Computação.
ÁREA: Educação

Considerando o contexto atual de uma sociedade informacional, global e em rede e o impacto significativo da Educação a Distância (EaD) na formação inicial de professores e sendo a avaliação elemento intrínseco deste processo, este trabalho discorre uma investigação sobre as práticas avaliativas no curso Licenciatura em Computação no âmbito da modalidade a distância no Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI em decorrência dos estudos realizados no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP). O objetivo geral é compreender as práticas avaliativas utilizadas na formação docente no curso de Licenciatura em Computação da UFPI no contexto da Educação a Distância. Especificamente pretendemos descrever as concepções de professores tutores e alunos a cerca da avaliação da aprendizagem; identificar os instrumentos avaliativos em uso no curso; caracterizar o sentido e relevância das práticas avaliativas adotadas para a formação docente. O aporte teórico está estruturado sob a luz das concepções de Melchior (1998; 2001; 2003), Depresbiteris (1998), Hoffmann (2009), Libâneo (1994), Luckesi (2011; 2013), dentre outros. As argumentações relativas à Educação a Distância estão sustentadas nos escritos de Castells (2002), Barros (2003), Moore e Kearsley (2007), Cortelazzo (2013), Garcia (2013), dentre outros. A abordagem da pesquisa é qualitativa, do tipo Netnomedólogica de Cavalcanti (2020), França-Carvalho e Cavalcanti (2021). O lócus da pesquisa foi o Ambiente Virtual de Aprendizagem acessado por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFPI. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram entrevistas, questionários e observação netnometológica com uso do diário de navegação. Participaram do estudo quatro professores coordenadores de disciplina e quatro tutores, sendo dois do núcleo de formação específica e dois do núcleo pedagógico do curso e, ainda, oito alunos. Os dados coletados foram ordenados, categorizados e analisados através da análise de conteúdo proposto por        Bardin (2011) e interpretados com base na hermenêutica de Minayo (2002). Os resultados revelam que professores, tutores e alunos têm uma aproximação conceitual em como concebem a avaliação, visualizando-a como forma de acompanhamento da aprendizagem, percepção qualitativa e quantitativa sobre o desenvolvimento estudantil e como instrumento de regulação da conduta docente. Porém com resquícios evidentes da Pedagogia do Exame. Também evidenciam que o uso limitado de alguns instrumentos avaliativos (fóruns, tarefas e questionários) em detrimentos de outros, disponíveis no SIGAA,  indicando uma tendência de tornar a avaliação um movimento a favor da mecanização da aprendizagem. E ,neste aspecto, apontam  a necessidade de formações direcionadas a coordenadores, professores e tutores, de modo que, estes tenham condições de explorar e fazer o uso inteligente dos recursos do SIGAA tornando múltiplas as possibilidades da avaliação. Os resultados promovem reflexões sobre as implicações da avaliação na formação do professor de Licenciatura em Computação na EaD, do  saber-fazer no ensino a distância, ampliando a compreensão sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC), sobre o campo da formação e da epistemologia da prática profissional docente em um curso ainda não pesquisado.

Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 1750222 - LUISA XAVIER DE OLIVEIRA
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN