Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA SIQUEIRA CRONEMBERGER FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA SIQUEIRA CRONEMBERGER FREITAS
DATA: 22/02/2022
LOCAL: On-line
TÍTULO: DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: formação inicial de professores e construção de metodologias inclusivas no ensino remoto emergencial
PALAVRAS-CHAVES: Desenho Universal para a Aprendizagem. Formação de Professores. Ensino Remoto Emergencial.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) surge como uma abordagem que possibilita o planejamento, o desenvolvimento e a execução de estratégias que contruibuam para o processo de inclusão, tanto de alunos do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) quanto não. Neste sentido, permite o reconhecimento da variabilidade da turma por parte do professor, de modo que ele parta deste pressuposto para conhecer seu grupo de alunos e propor as estratégias a serem desenvolvidas em sala de aula. Diante deste contexto, este trabalho buscou investigar as contribuições do DUA para a prática pedagógica inclusiva no contexto do ensino superior, por meio do ensino remoto emergencial. De maneira específica, objetivou descrever o perfil de aprendizagem dos alunos participantes para o planejamento das intervenções baseadas no DUA; desenvolver estratégias pedagógicas inclusivas com estudantes do ensino superior, tendo como base a proposta do desenho universal para a aprendizagem, por meio do ensino remoto emergencial; e, analisar as contribuições das metodologias pedagógicas construídas com o uso da abordagem do desenho universal para a aprendizagem para a inclusão escolar no contexto do ensino superior. Assim, foi desenvolvida uma formação docente com estudantes do curso de licenciatura plena em Pedagogia, de uma instituição de ensino superior do estado do Piauí. O estudo é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Participaram do curso 13 alunos, sendo 01 PAEE. Durante o curso, que aconteceu por meio do ensino remoto, durante os meses de junho e julho de 2021, foram trabalhados o conceito de DUA, suas características, princípios, a elaboração de instrumentos de investigação do perfil de aprendizagem de estudantes, bem como a elaboração de estratégias a partir de casos de ensino fictícios. Foram realizados ao todo 10 encontros, com duração de 2 horas cada, além da aplicação de instrumentos pré e pós curso de formação, tais como: questionário online, estrevista com a aluna PAEE e diário de campo.

Presidente - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA