Banca de QUALIFICAÇÃO: WESLLEY DA SILVA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WESLLEY DA SILVA RODRIGUES
DATA: 21/02/2022
LOCAL: WEBCONFERÊNCIA
TÍTULO: PERCEPÇÃO DE SI DE JOVENS GAYS AFEMINADOS: CRIAÇÃO E RESISTÊNCIAS PROBLEMATIZADORES DA INVISIBILIDADE NOS CONTEXTOS ESCOLARES
PALAVRAS-CHAVES: Jovens gays afeminados. Ensino Médio. Resistências. Escola. Performance. Sociopoética.
ÁREA: Educação

A pesquisa insere-se no Observatório das Juventudes e Violências na Escola – OBJUVE que se adiciona nas investigações do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Cidadania – NEPEGECI, na linha de Educação, diversidades/diferença e inclusão do Programa de Pós-graduação em educação da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Por ser um jovem gay afeminado foi julgado, observado e violentado em sua trajetória escolar considerado um corpo estranho fora da normalidade pelo chamado trejeitos de “bicha” – uma criança de fala suave, sensível e amiga. Brincante da dança. Um corpo que incomoda comumente as instituições como a família, igreja, justiça, principalmente, a escola, dentre outras. Desse modo, apresenta-se a questão: o que os jovens gays afeminados pensam sobre si e quais os processos de criação e resistências problematizadores dos padrões pré-estabelecidos que rompem com a invisibilidade nos contextos escolares? Assim, as juventudes Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexual a mais – LGBTQIA+ (o + é utilizado para incluir outros grupos e variações de sexualidade e gênero) são tratadas de maneira subalternizadas e reduzidas à condição de impuridade, dispositivos de saber-poder atualizadas de fazer morrer, de vir a ser no mundo, nos grupos, nas coletividades como algo inviabilizado aos corpos precarizados. Desta forma, tem-se como objetivo geral: investigar sobre a percepção de si de jovens gays afeminados e quais os processos de criação e resistências problematizadores dos padrões pré-estabelecidos que rompem com a invisibilidade nos contextos escolares; Identificar as diferentes percepções de si problematizadores dos padrões pré-estabelecidos e rompem com a invisibilidade destes jovens gays afeminados nos contextos escolares; Conhecer os processos de criação de jovens gays afeminados na percepção de si problematizadores dos valores pré-estabelecidos que rompem com a invisibilidade destes jovens nos contextos escolares; Identificar na percepção de si, de jovens gays afeminados, as performatividades que produzem resistências aos padrões pré-estabelecidos, problematizadores da invisibilidade nos contextos escolares. O referencial teórico fundamenta-se nas discussões de Bachega Junior (2021), Santos (2020), Nascimento (2019), Costa (2019), Colling (2019), Hollanda (2019) Kilomba (2019), Rolnik (2018), Fernandes (2017), Kleaim (2016), Butler (2015), Hooks (2013), Foucault (2013; 1993), Miscolci (2012), Adad (2011), Deleuze e Guattari (1997) dentre outras. A pesquisa será qualitativa e tem como método a Sociopoética (GAUTHIER, 2012; 2003), (ADAD, 2014) e (COSTA, 2019) que nos possibilita o pesquisar coletivo, com o corpo inteiro, utilizando técnicas artísticas de produção de dados em oficinas com grupos minoritários pois excluídos social, cultural, histórica e economicamente. Na negociação da pesquisa, institucionalizar-se-á o grupo-pesquisador a ser formado de até oito jovens estudantes do 1º e do 2º ano da Escola de Tempo Integral Embaixador Espedito Resende de Piripiri-PI com a escolha do tema-gerador a partir do problema da pesquisa. Destaca-se o diário de itinerância que indicará os encontros e desencontros do caminhar, a autoanálise e análise das implicações do pesquisador.

Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1714610 - MARIA DO SOCORRO BORGES DA SILVA
Externo ao Programa - 423633 - RITA DE CASSIA CRONEMBERGER SOBRAL
Externo à Instituição - MARIA ZENAIDE ALVES - UFCAT