Notícias

Banca de DEFESA: JAMYLLE TORRES VIANA VIEIRA DE ALENCAR LEITE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMYLLE TORRES VIANA VIEIRA DE ALENCAR LEITE LIMA
DATA: 05/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: presencial
TÍTULO: As práticas educativas das Escolas Dominicais das Igrejas Presbiterianas de Teresina (1936-2019)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação, Nova História Cultural, Igreja Presbiteriana do Brasil, Escola Dominical, Práticas Educativas.
PÁGINAS: 362
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

RESUMO

 

Resumo: Esta pesquisa investigou as práticas educativas das Escolas Bíblicas Dominicais das Igrejas Presbiterianas de Teresina, desenvolvidas no recorte temporal de 1936 até a atualidade (2019), estando inserida nos campos da História da Educação, da História da Religião e da História do Livro. Para efeitos da presente dissertação, a investigação teve como objetivo geral, historiar estas práticas educativas. Como objetivos específicos, buscou-se identificar as principais práticas educativas desenvolvidas nas Escolas Dominicais das Igrejas Presbiterianas de Teresina; mapear os principais materiais didáticos usados na mediação das práticas educativas nessas Escolas Dominicais; analisar se as práticas educativas dessas Escolas são capazes de produzir uma transformação na realidade educativa, no contexto social urbano teresinense; analisar a importância da educação fornecida nessas Escolas para a formação das pessoas que nelas estudam. Como justificativa, destaca-se a necessidade de fomentar a educação no Piauí, através do estudo pioneiro da história e da memória das práticas educativas desenvolvidas no seio dessas Escolas Dominicais. Conhecer tais práticas ajudará a delinear as contribuições da educação fornecida nessas Escolas para a formação do ser humano. Adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa histórica de caráter bibliográfico, documental e como método a história oral, elegendo-se como referencial teórico, os autores oriundos da Nova História Cultural, dentre eles, Jacques Le Goff (2013) e Verena Alberti (2013). Outrossim, no tocante ao método indiciário, abraçou-se os pressupostos teórico-metodológicos de Carlo Ginzburg (2007).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - ALDERI SOUZA DE MATOS - UPM
Externo à Instituição - ESTER FRAGA VILAS BOAS CARVALHO DO NASCIMENTO - Tiradentes
Notícia cadastrada em: 07/07/2022 14:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 19/04/2024 23:10