Banca de DEFESA: WYRLANNY DO SOCORRO FONTES MOREIRA LEAL

DISCENTE: WYRLANNY DO SOCORRO FONTES MOREIRA LEAL
DATA: 31/08/2022
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGED
TÍTULO: POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: PERCEPÇÕES E DESAFIOS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB)
PALAVRAS-CHAVES: Política de Avaliação; SAEB; Ciclo de Políticas; Cotidiano Escolar; Prática Docente.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

O estudo delineado como “POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: percepções e desafios de professores do Ensino Fundamental sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)”, associado à linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas da Docência do Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGED/UFPI tem como objetivo geral: compreender os desafios colocados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) aos professores do 5º ano do Ensino Fundamental e como objetivos específicos: identificar como os professores do 5º ano do ensino Fundamental concebem o SAEB na tomada de decisões da sua prática; descrever a percepção dos professores acerca da relevância do SAEB para melhoria do Ensino Fundamental; e analisar os desafios postos pelo SAEB a partir das narrativas dos professores do 5º ano do Ensino Fundamental, considerando como problemática: Quais os desafios e as percepções dos professores do 5º ano do Ensino Fundamental na operacionalização do SAEB? Partimos do pressuposto de que as avaliações em larga escala constituem-se em modelos elaborados, organizados e padronizados com o objetivo de aferir a proficiência das disciplinas de Português e Matemática para verificar o desempenho dos alunos nas habilidades e descritores definidos e aplicados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacional) alinhados aos testes realizados internacionalmente. No tecer da metodologia, realizamos uma pesquisa qualitativa, obtendo como propósito se envolver com o campo da pesquisa para compreender os movimentos e as narrativas dos atores sociais no seu contexto. E para isso, construímos o nosso estudo no viés teórico-metodológico da Etnometodologia, pois ela apresenta dentro do seu cenário epistemológico, a valorização das ações corriqueiras e coloca as interpretações das pessoas como essenciais para compreender a realidade social. O Campo empírico são duas escolas da Rede Municipal de Teresina-PI, tendo como interlocutores três professores do 5º ano com participação em duas ou mais edições do SAEB. Utilizamos como dispositivos de produção dos dados a Observação Participante, o Memorial de Prática e a Entrevista Narrativa. Na análise dos dados fizemos uso da Abordagem do Ciclo de Políticas na concepção de Ball (2011), e Mainardes (2013), que oferecem elementos teórico-metodológicos para a análise da política de avaliação em uma perspectiva ampla e crítica, subsidiando a compreensão das políticas para os sujeitos nela envolvidos, e da análise de conteúdo das narrativas a partir das concepções de Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999). Os achados revelam, dentre outras coisas, a crescente legitimação das avaliações de larga escala como elemento central na formulação das políticas educacionais, cada vez mais alinhadas ao ideário mercadológico internacional. Firmando os resultados do SAEB e do IDEB como instrumentos definidores da qualidade educacional brasileira, impactando e redirecionando a prática do professor na busca para alcançar as metas estabelecidas, gerando pressões e inquietações para alcançar os índices impostos pela escola e pelos sistemas de ensino.

Presidente - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - FRANCISCA DAS CHAGAS DA SILVA LIMA VIANA - UFMA