Banca de QUALIFICAÇÃO: HEBERT ROGÉRIO DO NASCIMENTO COUTINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HEBERT ROGÉRIO DO NASCIMENTO COUTINHO
DATA: 20/07/2022
LOCAL: SALA VIRTUAL/WEBCONFERENCIA
TÍTULO: CONSTRUÇÃO DA CULTURA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Cultura Pedagógica; Educação a Distância; Universidade Aberta do Brasil.
ÁREA: Educação

As atuais demandas educacionais e pedagógicas oriundas do incremento da tecnologia, assim como as mudanças provocadas pela sociedade pós-moderna trouxeram o fenômeno da Educação a Distância (EaD). As demandas pedagógicas efetivadas em ambiente acadêmico decorrem de aspectos culturais, fator inerente a tais demandas. Nesse contexto, o trabalho em tela apresenta uma análise acerca da construção da cultura pedagógica desenvolvida âmbito da formação de professores da Universidade Aberta do Brasil do Instituto Federal do Piauí (UAB/IFPI). A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/UFPI) como resultados dos estudos desenvolvidos no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP). O objetivo geral é analisar a construção da cultura pedagógica desenvolvida no âmbito do Ensino a Distância (EaD) na Universidade Aberta do Brasil do Instituto Federal do Piauí (UAB/IFPI) nos cursos de licenciatura em ciências da natureza e licenciatura em matemática. De modo específico pretendemos caracterizar a construção ontológica dos participantes da pesquisa em tela; descrever a racionalidade pedagógica desenvolvida pelos docentes, tutores e coordenadores da UAB/IFPI nos cursos de licenciatura em ciências da natureza e licenciatura em matemática; identificar os aspectos socioculturais que permeiam as ações dos participantes dessa pesquisa; e descrever as ações ético-políticas que perpassam o comportamento dos participantes da presente pesquisa no âmbito da UAB/IFPI nos cursos de licenciatura em ciências da natureza e licenciatura em matemática. O subsídio teórico está balizado no que preconiza Levy (1993; 1996; 1998; 1999), Carvalho (2007), Bezerra (2011), Gomez (2015), Pérez Gómez (1995) dentre outros. A abordagem da pesquisa é qualitativa do tipo culturalista pautada nas ideias de Bruner (1996) e Ingold (2010). O local de desenvolvimento da pesquisa foi a UAB/IFPI. As técnicas efetivadas para a coleta de dados consistiram em entrevistas desenvolvidas por meio de roteiros semiestruturados e questionários com perguntas abertas e fechadas. Os participantes foram três coordenadores de curso, cinco docentes e três tutores, distribuídos nos cursos de licenciatura em ciências da natureza, licenciatura em física e licenciatura em matemática. Os oriundos da pesquisa foram sistematizados e analisados sob a ótica da análise de conteúdo de Bardin (1977) e interpretados através da hermenêutica de Habermas (1987) e Gadamer (1999). Os resultados parciais demonstraram que a cultura pedagógica desenvolvida na UAB/IFPI possui uma dimensão ontológica influenciada, essencialmente, por demandas advindas das relações com os discentes, assim como estão permeadas por demandas socioculturais, as quais influenciam e modificam diretamente a percepção do ser e fazer docente.

Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA